
Na última quinta-feira, 24/03, o Crea-DF promoveu a palestra "Avança BIM no DF", uma iniciativa do Programa Aprimora+ do Crea-DF, com o apoio do CAU/DF e SENAI.
“A única forma de aumentar a produtividade é qualificando o trabalhador”. A frase foi dita pela gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil no Distrito Federal, a engenheira civil Kalliny Dutra, durante a palestra “Avança BIM no DF” – uma iniciativa do Programa Aprimora+ do Crea-DF, que contou com o apoio do CAU/DF e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Quem assistiu pôde aprender um pouco mais sobre a origem da metodologia BIM e seu uso no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o BIM é obrigatório para todos os projetos financiados pelo General Services Administration (Administração de Serviços Gerais) desde 2006. Já na Noruega, o BIM é exigido em obras públicas, mesmo sem haver orientações contratuais disponíveis para o público.
Desde 2017, o Brasil vem discutindo a implementação do BIM pelos setores público e privado, com a criação do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (CE-BIM) pelo governo federal. O intuito foi o de formular uma estratégia que pudesse alinhar as ações e as iniciativas desses setores, impulsionar a utilização do BIM no país, promover as mudanças necessárias e garantir um ambiente adequado para seu uso.
Em abril de 2021, um avanço pôde ser celebrado com a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei n° 14.133/2021, Art. 19, inciso V, parágrafo 3°). Esta prevê preferencialmente a adoção da metodologia BIM ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que possam vir a substituí-la, para obras e serviços de engenharia e arquitetura.
Não conseguiu acompanhar a palestra do programa Aprimora +? Em nosso canal do YouTube você tem acesso ao evento completo.
Acesse o canal Fator Crea DF e fique por dentro de tudo que aconteceu no dia 24/03.
Fonte: Crea-DF com informações do CAU/DF.