A construção de Brasília contou com as mãos de Luiz Ronaldo Starling Tavares

Em 1969, quando Brasília ainda era um imenso canteiro de obras repleto de possibilidades, chegou à capital federal um jovem engenheiro civil. Luiz Ronaldo Starling Tavares fazia parte de uma geração de profissionais que vislumbrou na nova capital do país a oportunidade de construir não apenas uma cidade, mas o futuro da Engenharia brasileira.

Starling integrou o grupo de pioneiros que se estabeleceram na Vila Planalto, vivendo em repúblicas e se dedicando aos primeiros grandes projetos de infraestrutura da capital. Foi no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) que Luiz Ronaldo iniciou sua trajetória profissional, rapidamente se destacando pela competência técnica e visão estratégica que o acompanhariam por mais de cinco décadas de carreira.

Ao longo de sua trajetória profissional, Luiz Ronaldo Starling construiu um legado sólido em infraestrutura urbana e rodoviária, especializando-se em drenagem, pavimentação, saneamento e obras estruturais. Sua expertise foi reconhecida por meio de sua atuação em diversas frentes: como chefe do Setor de Obras Diretas da Novacap, e como diretor técnico da Pentag Engenharia Ltda., onde liderou grandes projetos.

O engenheiro mineiro também dedicou significativa parte de sua carreira ao desenvolvimento institucional do setor, ocupando posições estratégicas como conselheiro do Crea-DF, assessor técnico da Presidência do Confea, e na Vice-Presidência da Associação Brasileira de Engenheiros de Pavimentação (ABEPv). Sua atuação se estendeu ainda no setor representativo: foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) por dois mandatos e representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Saiba mais sobre a história do engenheiro civil Luiz Ronaldo Starling Tavares com a leitura do Livro do Mérito, a ser distribuído durante a 80ª Soea, que será realizada de 6 a 9 de outubro, em Vitória, ES.

Fonte: Confea

date