80ª Soea reúne profissionais para projetar caminhos para o futuro do Brasil

Vitória (ES), 6 de outubro de 2025.

O Sistema Confea/Crea e Mútua deu início, na noite desta segunda-feira (6), à 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Vitória (ES), evento que marca um novo capítulo na história do Sistema ao promover debates de alto nível sobre o tema “Projetando Caminhos para o Futuro do Brasil”.

Mais do que reunir profissionais e autoridades em torno da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, a escolha da temática ganha relevância por ocorrer em um momento estratégico para o país. Ao anteceder as eleições do Brasil, a Soea se consolida como um espaço privilegiado para apresentar propostas e soluções técnicas capazes de subsidiar políticas públicas e inspirar gestores a incorporarem medidas mais eficazes e sustentáveis em seus programas de governo. 

Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, saudou os participantes e destacou o prestígio de reunir, em um mesmo espaço, tantos profissionais comprometidos com a Engenharia, a Agronomia e as Geociências. “O Sistema precisa se transformar em uma ferramenta de gestão pública. O papel do Confea é simplificar o trabalho dos profissionais”, afirmou Marchese.

Ele ressaltou que o principal propósito desta Semana é promover uma reflexão sobre os caminhos para o futuro do país. “É um grande momento de trabalho para vocês, que conhecem a realidade dos seus estados e municípios. São 300 horas de evento, mais de 200 palestrantes. Como profissionais, precisamos sair daqui ainda mais capacitados para contribuir com o desenvolvimento do Brasil”, enfatizou.

Vinicius Marchese

Marchese também chamou atenção para a relação direta entre infraestrutura e qualidade de vida da população. “Estive no interior do Amazonas, onde os índices são piores justamente pela falta de infraestrutura. Lá, a expectativa de vida é de 66 anos, enquanto em São Paulo chega a 88. E somos nós que podemos mudar essa realidade. É daqui que podem surgir as soluções”, concluiu.

O anfitrião e presidente do Crea-ES, eng. agr. Jorge Silva, demonstrou grande entusiasmo em seu discurso e agradeceu a todos que, de alguma forma, contribuíram para a organização do evento. “Um agradecimento especial ao presidente do Confea, Vinicius Marchese, e ao governador do estado, Renato Casagrande, que nos apoiaram desde o primeiro momento. Também à vice-prefeita do município da Serra, Delegada Gracimeri, que representou o prefeito Weverson Meireles e esteve conosco nos preparativos para a realização deste evento”, destacou.

Jorge ressaltou ainda as novidades desta edição, como a 1ª Corrida da Soea e a 1ª Feira da Engenharia, ambas realizadas em conjunto com a Soea. “Essas iniciativas contaram também com o apoio da Mútua, por isso agradeço ao presidente Joel Krüger”, acrescentou.

Ele estendeu os agradecimentos a todos os presidentes dos Creas, aos conselheiros federais e regionais, e especialmente aos servidores do Confea e do Crea-ES. “Esses profissionais trabalharam dia e noite para estarmos aqui hoje, neste espaço grandioso, com muita inovação tecnológica. Agradeço também aos colaboradores dos demais Creas, que vieram de todas as partes do país.”

Para o presidente do Crea-ES, o evento é um grande espaço de diálogo e networking. “Vamos aproveitar este que é um dos maiores encontros tecnológicos de Engenharia, Agronomia e Geociências do Brasil e da América Latina, que nesta edição reúne, além das novidades da Corrida e da Feira, o Contecc, as visitas técnicas e o CNP.”

Em suas palavras finais, Jorge comentou sobre as potencialidades econômicas do Espírito Santo e fez um convite aos participantes: “Aproveitem a Ilha de Vitória e este estado que cresce e se desenvolve de forma sustentável, com o apoio e a força da nossa Engenharia. Muito obrigado a todos pela presença, pela participação e pelo apoio.”

Jorge Silva

Governador do estado do Espírito Santo e engenheiro florestal, Renato Casagrande, que também preside o consórcio Governadores pelo Clima, marcou presença na solenidade. "Olha a potência do nosso agronegócio, olha a necessidade do investimento em inovação. Como fazermos isso sem um Conselho de Engenharia e Agronomia?". Em relação aos desafios globais do clima, ele defendeu que os países devem intercambiar ideias, com participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea. A partir dessa ideia conclamou: "Viva a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia!"

Com topografia diversa, biodiversidade é a palavra que resume o Espírito Santo. Casagrande compartilhou que a biodiversidade marinha do estado é impressionante e que o norte capixaba abriga a maior biodiversidade da mata atlântica. "A sociedade capixaba, nos últimos anos, tem colocado o estado num patamar interessante na produção de café, gengibre, mamão, celulose, aço. Nossa diversidade econômica é muito interessante. É o único Estado do Brasil que tem um fundo soberano, utilizado para incentivar inovação e empresas com práticas ESG."

Renato Casagrande

A vice-prefeita do município da Serra (ES), Gracimeri Gaviorno, por sua vez, falou sobre a importância e a satisfação em sediar um evento da dimensão da Soea. “Como o evento está bonito! Vocês estão no maior munícipio do Espírito Santo, com quase 600 mil habitantes, uma economia pujante, a locomotiva do estado. Espero que vocês possam fazer muitas conexões nesses dias de evento. Aproveitem para conhecer o nosso estado”, convidou Gaviorno.

Gracimeri Gaviorno

Representando os presidentes de todos os Regionais, o presidente do Crea-CE, eng. civ. Fernando Galiza, parabenizou toda a equipe que organizou a Soea e citou que o evento é um grande espaço de aprendizado. "Gostaria de cumprimentar a todos que vieram prestigiar, aprender, fazer networking e ver várias palestras aqui. É uma grande honra estarmos aqui representando todos os presidentes, que é um time muito unido, sempre trocamos muitas informações e nos ajudamos muito sempre em prol da Engenharia, Agronomia e Geociências", disse.

Fernando Galiza

Já a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda, subiu ao palco representando as engenheiras do Sistema Confea/Crea e Mútua. A engenheira de pesca reforçou que a Soea constrói grandes debates para levar soluções à sociedade. “Esta Soea está sendo um marco porque ela é um sinônimo de persistência e resiliência. Desde o primeiro momento esta edição está pensando nos profissionais e é para isso que esse Sistema existe. Nós estamos muito felizes de fazer parte desta história e estamos aqui representando todas as mulheres do Sistema. O profissionalismo não tem gênero, nós precisamos ser capazes de acreditar, e é isso que este evento está trazendo. Toda vez que a gente se reúne para trocar informações, estamos construindo ideias para trazer o melhor à sociedade", finalizou.

Alzira Miranda

Representando o Plenário do Confea, a conselheira federal, eng. agr. Giucélia Figueiredo, também fez uma saudação especial a todas as mulheres presentes do Sistema Confea/Crea, evidenciando a presença das mulheres na Engenharia, bem como o compromisso contínuo de combate à violência contra elas. “Temos que promover a equidade com tolerância zero contra a violência. E o Sistema Confea/Crea e Mútua tem um papel muito importante nesta discussão.”

Para ela, representar o Plenário do Confea é um orgulho, principalmente porque a discussão do Sistema é apoiar políticas públicas que melhore a qualidade de vida da população. “O Sistema Confea/Crea tem esta responsabilidade de estar disponível para esta discussão em todas as esferas públicas. Estou ao lado do presidente Vinicius neste grande desafio, que é buscar discutir na Câmara Federal e Senado políticas públicas para todas as populações. Estamos defendendo a Engenharia e a soberania nacional. Tudo isto tem que ser uma estratégia. Nós queremos um país soberano, igualitário e fraterno”, ressaltou, finalizando com uma frase de Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer no mundo.”

Giucélia Figueiredo

Na sequência, o eng. ftal. Nielsen Christianni, vice-presidente do Confea, salientou inicialmente em sua fala o exemplo do governador do estado, Renato Casagrande, também engenheiro florestal, demonstrando a importância da Engenharia estar presente no âmbito político para o trabalho de desenvolvimento e de políticas públicas. O vice-presidente reforçou ainda que é fundamental unir ciência e tecnologia, mas também atuar com muita humanidade. “Isso é essencial para seguirmos no caminho do desenvolvimento humano e sustentável”, concluiu.

Nielsen Christianni

Além de saudar a todos, o eng. civ. Joel Krüger, diretor-presidente da Mútua, ressaltou a importância da Semana da Engenharia e da Agronomia, na valorização profissional, e na discussão de temas tão importantes, como cidades inteligentes. Lembrou ainda que esta é segunda vez que o estado do Espírito Santo recebe este que é o maior evento da América Latina. Fez uma saudação especial à Federação das Associações das Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências (Fameag). “Contem com a Mútua, que estará sempre ao lado do Confea e dos Creas e de todos os profissionais em eventos como estes que trazem temas fundamentais. Investimos nos congressos distritais e estaduais dos Creas, nas delegações que estão participando da Soea, com mais de R$ 2,5 milhões. Na sequência, teremos o Congresso Nacional de Profissionais, onde temos que ter como destaque a questão da empregabilidade.” 

Krüger pontuou que não basta se preocupar com os formandos, com os recém-formados, mas também com os profissionais que não estão empregados ou que precisam trabalhar em áreas diferentes de suas formações. “Temos um programa de empregabilidade, desenvolvido junto ao Sebrae, que discute este tema, valorizando os nossos profissionais. Todos precisam conhecer.”

Joel Krüger

Infra-BR
Esta 80ª edição contou com um feito inédito: o lançamento do Índice Infra-BR. Criado pelo Confea, baseado em projeto da American Society of Civil Engineering (Asce) e no IPS-Brasil, o Índice focará nas seguintes dimensões:

•    Energia
•    Mobilidade
•    Água e saneamento
•    Social
•    Ambiental e sustentabilidade
•    Governo e eficiência

“A escassez de recursos orçamentários é um desafio comum em muitos países, especialmente no Brasil. Por isso, é fundamental desenvolver indicadores robustos que permitam direcionar os investimentos públicos de forma eficiente, garantindo assim uma visão de Estado para nortear os investimentos”, versa a Nota Técnica que norteou o projeto da criação do Infra-BR. Saiba mais sobre o assunto.  

Programação
Ao longo de quatro dias, profissionais, estudantes, autoridades e especialistas de todo o país terão acesso a uma programação diversificada, marcada por palestras, debates, painéis e atividades que refletem os desafios e as oportunidades da Engenharia, da Agronomia e das Geociências no Brasil contemporâneo.

Todos os debates poderão ser acompanhados pelo Youtube. Com uma agenda que reúne líderes nacionais, internacionais e autoridades locais, a Soea reafirma seu papel como ponto de encontro indispensável para refletir sobre os rumos do desenvolvimento do Brasil. Seja em debates sobre projetos sustentáveis, colaborações que impulsionam o turismo e a economia ou discussões sobre inovação tecnológica, o evento mostra como as profissões do Sistema contribuem para um futuro mais promissor e conectado. Confira a programação.

Evento acontece no Pavilhão Carapina

Atrações e facilidades
A 80ª Soea vai muito além da intensa programação técnica. Todos os dias, o público poderá desfrutar de atrações culturais com artistas e bandas de destaque regional e nacional, como Macucos, Casaca e Monobloco, garantindo momentos de descontração e celebração.

Para as famílias, o evento disponibiliza novamente o Espaço Kids, preparado para receber as crianças enquanto os pais acompanham tranquilamente os debates e atividades da Semana.

Além disso, o público terá acesso a um espaço dinâmico com startups, grandes marcas, estandes do Confea, dos 27 Creas e da Mútua. Para acompanhar todos os detalhes, basta acessar o site ou o aplicativo oficial do evento.

Conta Comigo
Reafirmando o compromisso com o respeito e a segurança das mulheres, a Soea terá, mais uma vez, o projeto “Conta Comigo”. A iniciativa reconhece os desafios ainda presentes no mercado de trabalho — como descrédito, assédio e desigualdade salarial — e oferece uma equipe treinada para acolher e proteger em situações de violência. Por meio de QR Codes espalhados pelo evento, as participantes poderão acionar o suporte sempre que se sentirem inseguras, reforçando a construção de um ambiente seguro e inclusivo.

Fonte: Confea

date