
Acompanhe as notícias da última semana (19 a 23/05) do CREA-DF.
CREA-DF sedia 2° Seminário dos Criadores de Abelhas
De 19 a 21 de maio, o auditório do CREA-DF recebeu o 2° Seminário dos Criadores de Abelhas. Com o tema “Polinização: a Nova Fronteira”, o evento reuniu apicultores, produtores rurais, pesquisadores, acadêmicos e instituições para discutir o papel estratégico da polinização na produção de alimentos e nos novos mercados para o setor.
A programação contou com palestras técnicas, troca de experiências e oportunidades de networking com especialistas da área. A proposta foi promover o uso do serviço de polinização como diferencial competitivo e sustentável na agricultura brasileira.
CREA-DF inicia fiscalização de infraestrutura para passagem do maior sino do mundo em Brasília
O CREA-DF deu início, na segunda (19/05), à fiscalização dos viadutos e do asfalto que compõem o trajeto do maior sino do mundo durante sua passagem por Brasília. A ação tem como objetivo garantir a segurança da população e a integridade das estruturas públicas que serão utilizadas na travessia do sino rumo ao seu destino final: o novo Santuário do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade (GO).
Para saber mais detalhes sobre essa fiscalização, clique aqui.
201ª Sessão Ordinária da Diretoria
No dia 19 de maio, o CREA-DF realizou a 201ª Sessão Ordinária da Diretoria. A pauta incluiu a apresentação da Primeira Reformulação Orçamentária de 2025, a apreciação do Plano Plurianual (PPA) 2025/2027 e outros assuntos administrativos.
O encontro reforça o compromisso do Conselho com a transparência na gestão e o planejamento estratégico das ações, visando ao fortalecimento institucional e à eficiência na entrega de resultados à sociedade.
Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua se reúnem em Teresina para debater valorização profissional
Nos dias 20 e 21 de maio, Teresina (PI) foi palco da 3ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O encontro reuniu lideranças de todo o país para debater propostas de melhorias no exercício profissional das engenharias, agronomia e geociências.
Entre os principais temas discutidos, destaque para a apresentação da Emenda nº 21 ao PL 1466/2025, que propõe a atualização da remuneração de engenheiros, arquitetos e agrônomos. A proposta visa corrigir distorções salariais e promover isonomia no serviço público.
A presidente do CREA-DF, Adriana Resende, esteve presente no evento, reforçando o compromisso com a representatividade e a valorização das categorias profissionais
Sistema Confea/Crea e Mútua participa da AgroBrasília 2025 com um estande exclusivo
A 16ª edição da feira, realizada de 20 a 24 de maio, teve como tema "Agro para Todos", e consolidou-se como um dos principais eventos de inovação e negócios do agronegócio no Planalto Central.
O espaço do Sistema foi pensado para apresentar as ações do Confea, do CREA-DF e da Mútua, além de destacar como a engenharia, a agronomia e as geociências são essenciais para o desenvolvimento do agro brasileiro.
Como parte da programação da feira, aconteceu no dia 20 de maio o 1º Encontro de Mulheres da Agronomia e Agricultura, promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEA), no Espaço Inovação. O evento foi um marco para o protagonismo feminino no setor, reunindo mulheres que atuam no campo, na pesquisa, na gestão e na produção. Um dos destaques da roda de conversa foi a participação da conselheira e coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia (CEAgro) do CREA-DF, Marjorie Stemler da Veiga, como palestrante.
Nos dias 22 e 23 de maio, a feira também sediou o AgroHack Ideias 2025, um hackathon que reuniu programadores, designers, estudantes e empreendedores em uma maratona de inovação com foco em soluções para os desafios do agronegócio do Distrito Federal. A presidente do CREA-DF, Adriana Resende, integrou a banca de jurados ao lado do vice-presidente Antonio Barreto, de David José de Matos, presidente do Clube de Engenharia de Brasília, e de Renata Vianna, superintendente da FAPDF.
Três equipes foram premiadas com projetos de alto impacto para o setor. O evento reforçou a importância da tríplice hélice — universidade, indústria e governo — na construção de soluções sustentáveis e tecnológicas para o campo.
O CREA-DF parabeniza todos os participantes, organizadores e parceiros por mais uma edição de sucesso, reafirmando seu compromisso com a valorização profissional, a inovação e o fortalecimento do agro no Distrito Federal.
Comunicação do CREA-DF.