Legado, emoção, agradecimento: Cerimônia do Mérito 2025

Com a homenagem a ex-conselheiros federais, o Confea deu início à cerimônia da Láurea ao Mérito 2025, nesta terça (7/10), no segundo dia da 80ª Soea. Em seguida, foram homenageados 12 profissionais falecidos que foram inscritos no Livro do Mérito; os 12 profissionais cujas atuações mais recentes mereceram a Medalha do Mérito e ainda as instituições ligadas ao Sistema que ganharam a menção honrosa, proporcionando o devido reconhecimento no circuito em 360 graus do palco do evento deste ano.    
   
 

Vinicius Marchese saudando os homenageados

Vinicius Marchese saudando os homenageados

 

Ao lembrar que pela primeira vez uma mulher, a engenheira civil Carmen Petraglia ocupou a função de chanceler do Mérito, o presidente Vinicius Marchese considerou que as pessoas impactadas pelo trabalho de cada um de vocês jamais esquecerã seus legados. “Se vocês estão aqui, vocês cumpriram o juramento dos profissionais do Sistema. E esse legado não pode ser esquecido por nenhum estudante, por nenhum profissional”, disse, informando que a equipe de comunicação  trabalhou com Inteligência Artificial para compor as imagens do Livro do Mérito. 

 

Carmem Petraglia: valorização da mulher na Comissão do Mérito

Carmem Petraglia: valorização da mulher na Comissão do Mérito


    
“A homenagem do Mérito descortina diversas vertentes de conhecimento e experiências de vida. Um espelho para boas práticas. São experiências que inspiram os estudantes. A evolução da participação feminina tem sido marcante nesta homenagem. O rigor e o entusiasmo pelo fazer profissional são partes de todos os homenageados, profissionais que contribuíram significativamente para o aperfeiçoamento do Sistema”, disse Carmen Petraglia, convidando todos a lerem o Livro do Mérito. “Em todo esse contexto, contamos com o trabalho da Comissão do Mérito, ao lado do quadro funcional do Confea, em especial Rodrigo Brasil e Neuzi, que foi assistente da Comissão durante 15 anos”.     
 

 

Medalha do Mérito
Geol. Rochana Campos de Andrade Lima Santos Indicação Crea-AL
Eng. civ. Emília Frasson Manhães Indicação Crea-ES
Eng. civ. Antônio Braz Genelhu Melo  Indicação Crea-MS
Eng. civ. Paulo Bezerril Junior Indicação Crea-PB
Eng. civ. Roberto Lemos Muniz Indicação Crea-PE
Eng. agr. Ademir Calegari Indicação Crea-PR
Eng. civ. Magda Maria de Regina Chambriard Indicação Crea-RJ/Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho (Sobes)
Geol. Amilcar Adamy Indicação Crea-RO
Geol. Antônio Pedro Viero Indicação Crea-RS
Eng. agr. Rosicler Maria Vanti Indicação Crea-SC
Eng. agr. Joana Maria Santos Ferreira Indicação Crea-SE
Geol. Ricardo Cesar Aoki Hirata Indicação Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS)

 


 

 

Joel Krüger, presidente da Mútua

Joel Krüger, presidente da Mútua

 

O reconhecimento da importância da Engenharia, da Agronomia e da Meteorologia. Assim o ex-presidente do Confea e atual presidente da Mútua, eng. civ. Joel Krüger, enalteceu o valor da homenagem. “Esses profissionais construíram o país, fizeram a revolução no campo e deixaram um grande legado para os jovens profissionais. É um momento de grande celebração, reconhecimento da importância do trabalho de cada um dos senhores e senhoras. Muito obrigado”, disse.

 

Geol. Rochana Andrade

Geol. Rochana Andrade

 

A saudação em nome dos homenageados foi feita pela geóloga Rochana Andrade. Honrada com a representação, "um momento de prestígio à ciência, à tecnologia ao desenvolvimento do Brasil", ela declarou que "todos são sobreviventes do obscurantismo que tenta assolar a nossa nação. Carregamos essa responsabilidade. Confie na ciência, confie nos profissionais, confie no Brasil", disse, reverenciando o legado dos profissionais inscritos no Livro do Mérito. "Esta medalha é a comprovação desta responsabilidade, estamos recebendo a maior honraria do Sistema", comentou, antes de discorrer sobre sua trajetória.

  

 
 

Inscrição no Livro do Mérito
Eng. civ. Manfredo Cássio de Aguiar Borges Indicação Crea-CE
Eng. civ. Luiz Ronaldo Starling Tavares  Indicação Crea-DF
Eng. eletric. e seg. trab. Asley Stecca Steindorff  Indicação Crea-GO
Eng. civ. José Carlos Murad Duailibe  Indicação Crea-MA
Eng. eletric. Marita Arêas de Souza Tavares Indicação Crea-MG
Eng. telecomunic. Mauro de Castro  Indicação Crea-MS
Eng. eletric. Luiz Carlos Carvalho de Oliveira  Indicação Crea-PB
Geol. Edilton Carneiro Feitosa  Indicação Crea-PE

Eng. ftal. Luciano Pizzatto 
Indicação Crea-PR
Eng. civ. Wallas Nogueira Carvalho  Indicação Crea-RO
Geol. Jorge Alberto Villwock  Indicação Crea-RS
Eng. civ. Augusto Carlos de Vasconcelos  Indicação Crea-SP

 

Presidente da Novacap, Fernando Leite

Presidente da Novacap, Fernando Leite

 

Presidente da Novacap, o eng. eletric. Fernando Leite representou as instituições. “Tanto a Unesp como a Copasul contribuem para alcançar os objetivos do Sistema. A Novacap, criada pelo presidente Juscelino Kubitschek, teve a honra de construir a capital mais moderna do mundo. Naquela época e hoje, a Novacap conta com grandes profissionais. Todos os dias, a Novacap constrói essa capital com três milhões de habitantes. Nossa atividade é não só construir, reconstruir, mas preservar esse legado de Lúcio Costa e de Oscar Niemeyer”.

 

 

Menção honrosa
Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – Novacap  Indicação Crea-DF
Cooperativa Agrícola Sul-Mato-grossense – Copasul  Indicação Crea-MS
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp  Indicação Crea-SP

 

Com informações do Confea.

date