Engenheiro brasileiro recebe prêmio mundial da Ashrae

O ex-conselheiro do CREA-DF, atual conselheiro do Confea e presidente do IBAPE-DF eng. mec Gutemberg Rios, foi reconhecido com o Dan Mills Chapter Programs Award, uma das mais altas distinções concedidas pela Ashrae (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers). A premiação, de alcance internacional, valoriza profissionais que se destacam na promoção de programas técnicos e na transferência de tecnologia na área de HVAC&R (aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração).

Representando o Brasil na entidade, Gutemberg teve papel de destaque entre 2023 e 2024 à frente do Comitê de Transferência de Tecnologia (CTTC). “Promovemos um salto de qualidade na organização e na abrangência das atividades do comitê”, conta o engenheiro mecânico. 

Entre as principais iniciativas lideradas por Gutemberg Rios estão a realização de seminários técnicos, a promoção de eventos temáticos e a coordenação de programas regionais. Sua gestão também viabilizou acordos internacionais e ampliou a presença de entidades brasileiras em pautas de aplicação de normativos técnicos e transferência de tecnologia. Com recursos captados junto à própria Ashrae Society, ele articulou a participação no projeto Carbon GT, que levou a São Paulo discussões estratégicas sobre descarbonização e seus impactos climáticos.

Outro marco da gestão de Rios foi a ampliação do número de membros ativos e a realização de reuniões que passaram a ocorrer mensalmente — reflexo de um “engajamento sem precedentes”, como ele destaca. Além disso, atuou de forma integrada com outras comissões, desempenhou o papel de Distinguished Lecturer, colaborou como voluntário em comitês técnicos internacionais e integrou o Comitê de Comunicação e o CTTC da Região XII (Américas) da Ashrae. 

Sua liderança foi apontada como fator decisivo para o fortalecimento do Capítulo Brasil, refletido na expansão territorial, com maior número de eventos realizados no Nordeste, bem como no ganho de relevância institucional, ao aproximar a Ashrae  de entidades brasileiras e de organizações internacionais.

À frente do comitê, Rios também impulsionou a aplicação de tecnologias de HVAC&R no agronegócio brasileiro, fomentando a indústria nacional e o uso de normativos adequados em processos como secagem, climatização e armazenamento de grãos. Paralelamente, dedicou-se à preservação do patrimônio histórico brasileiro, promovendo a adoção de normas específicas de climatização voltadas à conservação de acervos de rádio e televisão no país. Além disso, atuou diretamente na saúde pública. “Trabalhamos na elaboração de métodos para combater a propagação de doenças que afetam as vias aéreas, especialmente na pandemia de covid nos hospitais públicos e privados, tendo o Plano de Manutenção, Operação e Controle (Pmoc) como ferramenta integradora para garantir segurança e eficácia nos processos de climatização”, comenta. 

Ao falar da premiação concedida pela Ashrae, Gutemberg Rios diz que o reconhecimento não é individual, mas para todo o time que está com ele nesta trajetória. “É o reflexo de um trabalho coletivo, visionário e inspirador, que demonstra o potencial da engenharia brasileira em liderar debates e soluções no cenário global”, salienta o engenheiro que é movido por um ideal de transformação social. “A engenharia não é apenas cálculo e tecnologia — é compromisso com o bem-estar coletivo e com um futuro sustentável. Aos jovens, digo: sejam protagonistas das soluções que o mundo precisa”, incentiva.

Comunicação do CREA-DF com informações do Confea.

 

date