CREA-DF inicia fiscalização de infraestrutura para passagem do maior sino do mundo em Brasília

O CREA-DF deu início, nesta segunda (19/05), à fiscalização dos viadutos e do asfalto que compõem o trajeto do maior sino do mundo durante sua passagem por Brasília. A ação tem como objetivo garantir a segurança da população e a integridade das estruturas públicas que serão utilizadas na travessia do sino rumo ao seu destino final: o novo Santuário do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade (GO).

Com 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, o sino batizado de Vox Patris (Voz do Pai) chegou ao Brasil no sábado (17/05), após uma jornada de mais de 10 mil quilômetros desde o porto de Gdansk, na Polônia, até o Porto de Santos. A peça monumental foi transportada em uma carreta com nove eixos, projetada especialmente para suportar seu peso e dimensões extraordinárias.

A fiscalização em Brasília está sendo conduzida pelos agentes fiscais Joabley Santana e José da Silva, sob a coordenação da gerente de fiscalização Clarissa Adami e com o acompanhamento técnico do superintendente de fiscalização e técnica, Allison Barbosa.

fiscal

O trajeto inclui vias urbanas e estruturas como viadutos, que exigem atenção especial por conta da carga excessiva transportada. A fiscalização do CREA-DF avalia aspectos como integridade do pavimento, capacidade de carga e altura das estruturas e eventuais riscos à mobilidade urbana.

A operação é considerada um marco na engenharia de transporte de cargas especiais no Brasil, devido às proporções inéditas do sino. Além do cuidado logístico, o trabalho conjunto entre órgãos públicos e conselhos profissionais, como o CREA-DF, reforça o compromisso com a segurança da população e a responsabilidade técnica nas grandes operações de mobilidade.

fiscal

O Vox Patris foi adquirido pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) e custou cerca de R$ 17 milhões. Sua estrutura é feita com uma liga especial de bronze — 78% cobre e 22% estanho — e o som que emite pode ser ouvido a mais de 10 km de distância, atingindo até 120 decibéis.

sino
Vox Patris foi produzido na Polônia e será instalado em Trindade, Goiás. — Foto: Rduch Bells & Clocks

O CREA-DF seguirá acompanhando a travessia do sino enquanto estiver no território do Distrito Federal, garantindo que a monumental peça religiosa siga sua jornada com segurança e dentro dos parâmetros técnicos exigidos.

Comunicação CREA-DF