CREA-DF 360 - 14 A 18/04

Acompanhe as notícias da última semana (14 a 18/04) do CREA-DF.

CREA-DF de portas abertas!

No dia 14 de abril, a presidente do CREA-DF, Adriana Resende, recebeu o engenheiro eletricista e de segurança no trabalho Luidi Filipe, da PHOS Energia. A reunião teve como foco o fortalecimento da articulação entre o CREA-DF e os profissionais da Geração Distribuída.

Foram discutidas ações para ampliar a representatividade do Conselho junto à Neoenergia e à ANEEL, além de propostas para mediar conflitos regulatórios e apoiar na interpretação de normas técnicas da ANEEL, INMETRO e ABNT. Também foi sugerida a criação de um canal permanente de diálogo sobre Geração Distribuída, por meio de grupo técnico ou câmara temática vinculada ao Conselho.

360

CREA-DF Portas Abertas: MEC e UnB

Na última quarta-feira (14/04), a presidente do CREA-DF, Adriana Resende, recebeu Daniel Santana e Augusto Dias, do Ministério da Educação - MEC e da Universidade de Brasília - UnB, para uma reunião dedicada ao fortalecimento de parcerias e apoio institucional.

Assuntos sobre ações conjuntas e possibilidades de cooperação que aproximem ainda mais o CREA-DF do meio acadêmico e das políticas públicas voltadas à educação fizeram parte da pauta da reunião.

O CREA-DF está de portas abertas para iniciativas que valorizem a formação acadêmica.

360

200ª Sessão Ordinária da Diretoria do CREA-DF

Na última terça-feira (15/04), foi realizada a 200ª Sessão Ordinária da Diretoria do CREA-DF. Durante a reunião, foram debatidos comunicados importantes, pautas relacionadas à 80ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia - SOEA e apresentados relatos de processos em andamento.

360

1º Encontro Nacional de Gestão das Entidades de Classe (ENGEC)

360

No dia 16 de abril, aconteceu o 1º ENGEC, reunindo pela primeira vez o Colégio de Entidades Regionais (CDER), o Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) e entidades precursoras em um único evento de capacitação, marcando a história do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A presidente do CREA-DF, Adriana Resende, participou do encontro, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização das entidades. Durante o evento, o Confea firmou uma parceria com o Sebrae para incentivar o empreendedorismo e a inovação entre engenheiros e agrônomos.

Outro destaque foi o anúncio do repasse histórico do Edital de Patrocínio 2025, com mais de R$ 12 milhões destinados a 721 projetos em 25 estados.

Com foco em qualificação e fortalecimento institucional, o ENGEC reforça a atuação do Sistema de forma mais efetiva, inovadora e alinhada às necessidades dos profissionais.

Saiba mais em: Página inicial | Confea - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

Fiscalização dos 65 anos de Brasília

O CREA-DF esteve presente na preparação das estruturas para as comemorações do aniversário de Brasília, que foi celebrado no dia 21 de abril. As festividades ocorreram entre os dias 19 a 21 de abril, e a equipe de fiscalização atuou na verificação da documentação técnica das estruturas montadas na Esplanada dos Ministérios.

A fiscalização garantiu que todos os serviços ligados à engenharia — como montagem de palcos, instalações elétricas e banheiros químicos — tivessem a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), conforme determina a legislação.

Segurança e valorização profissional caminham juntas! O CREA-DF reafirma seu compromisso com a sociedade e com o exercício ético da engenharia, agronomia e geociências.

360

Visita ao Grupo Paulo Octávio

Ainda no dia 16 de abril, Adriana Resende esteve em visita institucional ao Grupo Paulo Octávio, onde foi recebida pelo diretor de engenharia do grupo, Marcílio Bione.

A reunião teve como objetivo fortalecer o diálogo entre o CREA-DF e o setor produtivo, reafirmando o compromisso com a valorização profissional, a qualidade técnica da engenharia e a construção de parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento do Distrito Federal.

O Conselho segue trabalhando para se aproximar das grandes empresas e promover uma atuação cada vez mais integrada e eficaz.

360

Lançamento da Associação Brasiliense de Energia Solar Fotovoltaica (ABES)

360

Na quarta-feira, dia 16 de abril, o CREA-DF sediou um momento histórico para o setor energético: o lançamento da ABES — Associação Brasiliense de Energia Solar Fotovoltaica.

A nova entidade nasce com o propósito de fortalecer o setor de energia solar, promover inovação, representar os interesses dos empresários e profissionais da área e fomentar políticas públicas sustentáveis.

O evento reuniu autoridades, empresários, especialistas e representantes do setor energético na apresentação oficial da associação.

Destaque para a assinatura do Acordo de Cooperação entre a ABES e o CREA-DF, consolidando uma parceria em prol do desenvolvimento sustentável e da valorização dos profissionais da engenharia.

Evento SESMT & CIPA: Gestão de Riscos Ocupacionais

Também no dia 16 de abril, o CREA-DF sediou o evento SESMT & CIPA: Novos Desafios, abrindo oficialmente a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT no Distrito Federal e celebrando o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

A abertura contou com a participação de especialistas, como a presidente do CREA-DF, Adriana Resende; o assessor do presidente da Frente Parlamentar de SST Deputado Eduardo Pedrosa, Augusto Bravo; o chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho da SRTE-DF, Dr. Osmany Cruz; o juiz do TRT-10 e coordenador do GETRIN-10, João Otávio Findanza; a representante dos trabalhadores do STICOMBE, Patrícia Moura; o procurador do MPT e vice-coordenador da CODEMAT, Charles Lustosa; o representante dos empregadores da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Clovis Queiroz; e o coordenador do CPR-DF, Rômulo Machado.

O evento também contou com painéis sobre os desafios atuais na gestão de riscos ocupacionais, reunindo profissionais comprometidos com a valorização da prevenção e do bem-estar nos ambientes de trabalho.

A presidente Adriana Resende reforçou, na ocasião, o compromisso do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal com a promoção da saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.

360

Comunicação do CREA-DF.