Gutemberg Faria Rios

GUTEMBERG

Currículo

Gutemberg é Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-MBA em Valuation pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC, com Pós-Graduação em Engenharia Clínica pela Faculdade UNYLEYA.

Reconhecimentos

- 2009 Honra ao Mérito – CREA/DF, Brasília/DF;

- 2016 Certificado de Reconhecimento – CREA/DF, Brasília/DF;

- 2019 Moção de Louvor – Câmara Legislativa do DF, Brasília/DF Honra ao Mérito – Câmara Legislativa do DF, Brasília/DF;

- 2021 Honra ao Mérito – Red Internacional Promotores ODS, Brasília/DF 2022 Moção de Louvor – Câmara Legislativa do DF, Brasília/DF;

- 2023 Distinguished Lecturer – ASHRAE, Atlanta/EUA;

Histórico

Profissional com 21 anos de experiência e passagem por conglomerados empresariais, multinacionais e empresas de grande porte atuando tanto na área técnica como na área de gestão.

Atuou como engenheiro responsável por implantações, reformas, ampliações, expansões e manutenção de equipamentos e instalações de grande porte no Brasil, e atua em Gestão de Ativos aliada ao diagnóstico com proposição de melhorias de Instalações e Edificações, principalmente sob a ótica da ABNT ISO 55000.

Entusiasta do potencial brasileiro de geração de riqueza e valor, atuou com participação na direção e coordenação de projetos de grande porte da infraestrutura no Brasil e no exterior [Aeroporto Internacional de Brasília e de São Gonçalo do Amarante, Transposição do Rio São Francisco, Usina Hidroelétrica (UHE) Balsa Inferior, Projeto Irrigação SINOP, Projeto EVTEA/ Ferrovia Norte-Sul, Projeto Aeroporto de Rio Branco, Projeto Supervisão FIOL(Ferrovia de Integração Oeste-Leste), Projeto Arqueologia Leste-Oeste, Projeto de Transportes Aquaviários, UHE Baguari, UHE Barra dos Coqueiros, UHE Caçu, Usina de Beneficiamento de Níquel da AngloAmerica, Usinas fixas e remotas de concreto, Planta de Refrigeração Industrial para UNILEVER-Kibon, Hospital do Coração do Brasil, Banco de Sangue Hemoclínica. Com experiência em sensoriamento e monitoramento remoto (IIoT), com otimização da gestão de ativos e manutenção, de Usinas Hidroelétricas (UHE Tucuruí, UHE Balbina, UHE Coaracy Nunes). Implantação do Sistema de Gestão Ambiental em Rodovias (Autopista Fluminense, Litoral Sul, Planalto Sul, Régis Bittencourt e Fernão Dias).

Atuou como membro do “board” diretivo da Federação Nacional dos Engenheiros Mecânicos e Industriais (FENEMI), da ABEMEC-DF (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, seção DF) e de outras empresas nacionais de médio porte, exercendo posição de voto em conselhos de alta administração em um total de 7 empresas.

Em 2019, foi eleito Diretor de Planejamento do CREA-DF (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal) implantação e condução do planejamento estratégico da engenharia regional e com objetivo de implantar uma política regional de longo prazo, além de atuar na valorização da engenharia pública e privada e fomentar projetos de cunho social.

 

Experiência Profissional

- Presidente: Instituto Americano de Tecnologia e Organização Social (2 anos);

- Presidente Conselho de Administração: Empresa Brasil de Comunicação - EBC (7 meses);

- Presidente do Comitê de Auditoria (COAUD): Empresa Brasil de Comunicação - EBC (1,5 anos);

- Presidente do Comitê de Transferência de Tecnologia: ASHRAE Brasil Chapter (8 meses);

- Presidente: ABEMEC/DF (4 anos);

- Vice-Presidente: FENEMI (2 anos);

- Diretor Financeiro: FENEMI (3 anos);

- Diretor Financeiro: ABEMEC/DF (2 anos);

- Diretor Financeiro: ABEMI/DF (6 anos);

- Diretor Planejamento: CREA/DF (1 ano);

- Conselheiro: CREA/DF (6 anos) 1° Mandato; CREA/DF (5 anos)  2° Mandato;

- Coordenador de Câmara Especializada: CREA/DF [2,5 anos];

- Coordenador do Colégio de Entidades: [CDER] CREA/DF (Colégio que congrega os presidentes das entidades de engenharia, agronomia e geociências do DF) (2 anos);

- Co-Criador: TORREdoTOMBO, jan/2018; Revista setorial da industrial;

- Co-Criador: TERMODAN, jan/2019; Seminário e métodos de emprego de Termografia Aplicada à Análise de Danos - Realizado: em Brasília (Tesourinhas, Igrejinha da 308 Sul e Concha Acústica do SMU); e Porto Alegre (Viaduto Octávio Rocha);

- Co-Criador: Engenharia & Prosa, jan/2019; Canal de comunicação da engenharia e divulgação de eventos e projetos de engenharia brasileira;

- Co-Criador: PMOC-BR, jan/2019; Seminário com aboradagem de metodologia própria sobre Plano de Manutenção, Operação e Controle Realizado presencialmente: Salvador/BA, Aracajú/SE, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Porto Alegre/RS;

- Co-Criador: ReAU BiM, jan/2019; Seminário e oficinas de Realidades: Aumentada e Virtual, com BiM (Building Information Modeling) - Realizado: em Brasília/DF e Porto Alegre/RS;

- Co-Criador: ACESSA Brasil, out/2020. Seminário e feira que busca a implantação da acessibilidade - Realizado: em Brasília/DF e Porto Alegre/RS;

- Co-Criador: CERRA.DO COFFEE, out/2020. Seminário e feira que busca a discussão e apresentação da cadeia produtiva do café especial da região do cerrado brasileiro - Realizado: em Brasília/DF;

- Co-Criador: Engineering eSports, out/2021. Seminário e feira que busca discutir e apresentar os esportes eletrônicos e toda sua infraestrutura necessári;

- Co-Criador: Macarrão de Plutão, out/2021. Seminário e competição de montagem e testes de estruturas de macarrão por equipes universitárias.

- Co-Criador: SEVANT, out/2021. Seminário e feira que busca a discução e o emprego de drones na agronima;

- Co-Autor, Livro: Deixe-me Apresentar, jul/2022;

- Co-Autor, Livro: PMOC na Prática, dez/2022; 

 

Projetos e participações

Projeto de Transportes Aquaviários: Execução de serviços técnicos especializados de supervisão, acompanhamento, Gereciamento, Análise e Avaliação de desempenho de programas e projetos de engenharia de transportes aquaviários, constante do programa de Aceleração do Crescimento PAC e do Plano Plurianual de Investimentos PPI – Cliente: DNIT;

Projeto Arqueologia Leste-Oeste: Execução de serviços de levantamento, salvamento (resgate) e monitoramento arqueológico durante as obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste, trecho: Figueirópolis – Ilhéus - Cliente: VALEC;

Projeto Serrana: Execução de serviços de Elaboração do Projeto Final de Engenharia e Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental do Pólo Intermodal Regional de Serrana/SP. O empreendimento localiza-se as margens da Rodovia SP-333, próximo ao Rio Tamanduá e a Ferrovia Centro-Atântica - Cliente: Prefeitura Municipal de Serrana;

Projeto Supervisão BR 262/MG: Execução de serviços de Supervisão das Obras de Restauração na Rodovia BR 262/MG. O empreendimento localiza-se na divisa de estados entre MG e ES – Cliente: DNIT;

Projeto Supervisão BR 365/MG: Execução de serviços de Supervisão das Obras de Restauração na Rodovia BR 365/MG. O empreendimento localiza-se na divisa de estados entre MG e GO (BRs 122/ 135/ 251) - Cliente: DNIT;

UHE Baguari: Usina Hidroelétrica Baguari (140 MW), Governador Valadares- MG, 2008/2009 – Cliente: Consórcio Baguari – EP: CEMIG;

UHE Caçu: Usina Hidroelétrica Caçu (65 MW), Rio Claro, no Estado de Goiás, Complexo Energético Caçu, 2009 – Cliente: Gerdau Aços Longos S.A. – EP: Interchne;

UHE Barra dos Coqueiros: Usina Hidroelétrica Barra dos Coqueiros (90 MW), Rio Claro, no Estado de Goiás, Complexo Energético Caçu, 2009 – Cliente: Gerdau Aços Longos S.A. – EP: Interchine;

Projeto Implantação SGA: Implantação do Sistema de Gestão Ambiental à 05 Concessionárias (Autopistas: Litoral Sul, Planalto Sul, Régis Bittencourt, Fernão Dias, Fluminense) da OHL, Brasília-DF, 2009 – Cliente: OHL Brasil;

UHE Balsa Inferior: Usina Hidroelétrica (37 MW), San José - Costa Rica, 2013 – Cliente: CNFL – Compañia Nacional de Fuerza y Luz;

Aeroporto Internacional de Brasília: Aeroporto Juscelino Kubitscheck: Implantação e Ampliação, Brasília/DF - Brasil, 2013 – Cliente: Inframérica;

Transposição do Rio São Francisco: Projeto Executivo do Lote E (Ramal do Agreste) da Integração do Rio São Francisco, Brasília/DF - Brasil, 2013 – Cliente: Ministério da integração Nacional;

Projeto Barro Alto: Usina de beneficiamento de Níquel, Barro Alto-GO, Cliente: Mineradora Angloameria – EP: Consórcio SL-Miner; Consult;

 

Estudo/ Orçamento/ Consolidação do básico

Projeto EIA/RIMA Contorno de Betim: Desenvolvimento dos Estudos e Impacto Ambiental (EIA) e Elaboração do Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) do empreendimento que visa o contorno da rodovia Fernão Dias à cidade de Betim/ MG da OHL, Brasília-DF, 2009 – Cliente: OHL Brasil;

PCH El Guineo: Pequena Central Hidroelétrica El Guineo (8 MW), localizada na cidade de Ayutla no Estado de Guerrero, México, 2009/2010 – Cliente: HIDROATLIXCO S. de R. L. de C.V. – Contrato EPC;

PCH Veracruz: Pequena Central Hidroelétrica Veracruz (40 MW), localizada na margem direita do Rio Zongolica, México, 2009/2010 – Cliente: HIDROATLIXCO S. de R. L. de C.V. – Contrato EPC;

PCH Cerro de Oro: Pequena Central Hidroelétrica Cerro de Oro (10 MW), localizada próxima à cidade de Tuxtepec no Estado de Oax, México, 2009/2010 – Cliente: HIDROATLIXCO S. de R. L. de C.V. – Contrato EPC;

PCH Remigio Rojas: Pequena Central Hidroelétrica Remigio Rojas (10 MW), localizada próxima ao Distrito de Alanje, Província de Chiriquí, Panamá, 2009/2010 – Cliente: EGESA – Contrato EPC;

 

Plano de Trabalho (clique para ver o anexo)

A elaboração do plano de gestão para o CREA-DF, no período de 2024 a 2026, é uma iniciativa estratégica e imperativa com foco na busca da excelência e a eficácia das atividades do regional, assim como de fomento nas áreas de engenharia, agronomia e afins. Nesse contexto, adotamos uma abordagem inovadora, baseada na segmentação de áreas de atuação por esferas, que permite uma gestão mais abrangente e integrada. Através dessa metodologia, abordaremos as seguintes esferas: Profissional, Socioeconômica, Administrativa, Financeira, Espaço Físico, Tecnológica e Fiscalizatória.

Esfera Profissional:

A esfera profissional foca na valorização e capacitação contínua dos engenheiros, agrônomos, geólogos e profissionais correlatos, assim como nos funcionários e conselheiros do CREA, com uma visão interna de melhoria contínua e externa de amparo e auxílio ao desenvolvimento profissional. Investiremos em programas de atualização, incentivando a troca de conhecimentos para manter nossa comunidade de profissionais na vanguarda do conhecimento em constante evolução.

Esfera Socioeconômica: 

No âmbito socioeconômico, nosso plano busca fortalecer a percepção da sociedade sobre a relevância dessas profissões para o desenvolvimento sustentável. Introduziremos campanhas de conscientização que evidenciam o impacto positivo dessas áreas no crescimento econômico e na qualidade de vida da população. Assim como ações pedagógicas e programas estudantis com foco em apresentar a profissão nas escolas e universidades, incentivando o jovem desde seu primeiro contato com STEM (Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) e Matemática (Mathematics). Essas disciplinas são frequentemente agrupadas juntas devido à sua interconexão e importância na resolução de problemas complexos e no avanço da sociedade). Ou foco dessa esfera é a de desenvolvimento das entidades de classe com foco no amparo e qualificação às mesmas visando seu engajamento e fortalecimento, incentivando programas de patrocínio e “coworking”.

Esfera Administrativa:

A esfera administrativa enfocará a otimização dos processos internos, visando à agilidade, à redução de burocracia e à melhoria no atendimento aos profissionais e à sociedade. A criação de uma plataforma digital intuitiva e eficaz para os serviços do CREA-DF será uma prioridade.

Esfera Financeira:

A sustentabilidade financeira do CREA-DF é crucial para a manutenção de suas operações. Nesse sentido, buscaremos diversificar nossas fontes de receita, explorando as linhas de financiamento disponíveis dentro do Sistema CONFEACREA e Mútua, assim como buscar parcerias estratégicas e oportunidades, enquanto aprimoramos a gestão financeira para otimizar o uso dos recursos disponíveis. Um de nossos focos será o de realizar parcerias com programas que possam gerar benefícios de retorno a exemplo do “cashback” buscando inovação e o uso de recursos que possam ser utilizados para abatimento dos valores de anuidades e ARTs pagos por profissionais.

Esfera Espaço Físico:

A modernização das instalações físicas é fundamental para proporcionar um ambiente adequado tanto para os profissionais quanto para nossos colaboradores internos, bem como propiciar um ambiente agradável aos cidadãos que necessitem de atendimento e consulta. Na visão interna de nossas instalações iremos buscar acessibilidade e acolhimento nos atendimentos será cotidianamente almejado, assim como a busca pela ampliação das instalações físicas de forma descentralizada, nos permitindo estar mais próximos dos profissionais. Na ótica externa buscaremos parcerias e convênio que visem a ocupação regular dos espaços, sua devida recuperação e manutenção a fim de apresentar à sociedade soluções inovadoras aos espaços “esquecidos” da cidade. Nosso plano inclui a renovação dos espaços, priorizando o design sustentável e a funcionalidade para impulsionar a inovação.

Esfera Tecnológica:

A esfera tecnológica engloba a adoção de soluções digitais avançadas para agilizar processos, melhorar a comunicação e fornecer serviços mais eficazes. Isso envolverá a criação de uma plataforma de serviços e educação online acessível e a integração de ferramentas tecnológicas em nossa operação diária. Não obstante focaremos no desenvolvimento de acesso de forma mobile. Bem como criação de bancos de dados consultáveis de informações de estruturas e projetos, ampliando nosso contato com setores de liberações de obras e implantações, incentivando o BiM e o sensoriamento para trazer à capital a cidade do futuro dentro do conceito de “smart cities”. Não apenas isso, buscar a implantação de “smart contracts” com parceiros, seguradoras e planos assistenciais.

Esfera Fiscalizatória:

A esfera fiscalizatória é fundamental para assegurar a qualidade e a segurança das atividades técnicas. Planejamos intensificar nossas ações de fiscalização, garantindo que os profissionais e empresas estejam aderindo às normas e padrões estabelecidos, contribuindo para a proteção da sociedade e do meio ambiente, contudo a grande inovação nessa esfera se dará na forma, traremos o conceito de fiscalização educativa enraizada em todas nossas ações, visando a proximidade com a sociedade, o cliente de nossos profissionais, compartilhando as informações e o amparo necessários a devida contratação e benefícios de se ter o profissional legalmente habilitado. Outro aspecto é a alteração do foco saindo de profissionais fiscalizados para áreas, edificações e instalações, associado à inteligência de dados para trazer benefícios de gestão aos gestores desses espaços, assim como amparando nossos profissionais em seu dia a dia.

Esfera de Formação de Novos Líderes:

O objetivo é que o CREA-DF passe a reconhecer a importância de cultivar uma nova geração de líderes que possa assumir com competência e visão as responsabilidades nas áreas de engenharia, agronomia e profissões afins. A esfera de formação de novos líderes é um pilar crucial em nosso plano de gestão, visando capacitar e preparar indivíduos para liderar com integridade, inovação e sustentabilidade.

O bojo da abordagem por esferas, como proposta neste plano de gestão, é buscar uma visão sistêmica das necessidades do CREA-DF, assegurando que cada aspecto crucial de nossa atuação seja fortalecido e alinhado com os valores de inovação, sustentabilidade, acessibilidade e governança corporativa. Com essa metodologia, estamos comprometidos em elevar o patamar de nosso conselho e cumprir nossa missão de forma abrangente e eficaz.
 

Premissas

Missão: Nossa missão é ser a vanguarda da inovação e sustentabilidade no campo das engenharias, agronomia e profissões correlatas, incentivando e promovendo práticas técnicas de excelência para um futuro mais sustentável e acessível. Comprometidos com a governança eficaz, fomentando a indústria urbana e o agronegócio, o desenvolvimento de patentes, capacitando profissionais, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e liderando a transformação tecnológica.

Visão: Nossa visão é sermos reconhecidos como uma instituição líder e inovadora, protagonista na promoção da excelência técnica e da sustentabilidade nas áreas de engenharia, agronomia e profissões afins. Inspirados por nossa missão de incentivar práticas técnicas de excelência para um futuro mais sustentável e acessível, aspiramos ser uma força motriz na construção de uma sociedade mais equitativa e tecnologicamente avançada. Enquanto priorizamos a governança eficaz, buscamos ativamente fomentar o crescimento da indústria urbana e do agronegócio, impulsionando o desenvolvimento de patentes inovadoras que moldarão o amanhã. Através da capacitação de profissionais e da promoção do desenvolvimento socioeconômico, aspiramos ser um farol de progresso, liderando a transformação tecnológica que redefine os limites do possível e inspira mudanças significativas em nossas comunidades e no mundo.

 

Abordagem por esferas de atuação:  Profissional, Socioeconômica, Administrativa, Financeira, Espaço Físico e Tecnológica e Fiscalizatória.

 

I.Esfera Profissional

Metodologia: 

  • Programas de Atualização: Desenvolveremos e ofereceremos programas de atualização técnica, abrangendo uma variedade de tópicos relevantes para as áreas de engenharia, agronomia e afins. Esses programas serão ministrados por especialistas renomados e líderes de pensamento, garantindo a qualidade e relevância das informações compartilhadas, tanto aos profissionais quanto aos colaboradores do CREA-DF, em uma busca de educação contínua e valorização.
  • Plataforma de Conhecimento: Criaremos uma plataforma de conhecimento online que permitirá o acesso a recursos educacionais, webinars, cursos e materiais de referência. Essa plataforma fornecerá uma maneira flexível e acessível para que os profissionais, colaboradores e sociedade continuem aprendendo no seu próprio ritmo.
  • Eventos Colaborativos: Promoveremos eventos colaborativos, como workshops, seminários e fóruns de discussão, nos quais os profissionais poderão compartilhar suas experiências, discutir desafios e explorar soluções conjuntas.
  • Mentoria e Coaching: Estabeleceremos programas de mentoria e coaching, conectando profissionais experientes com aqueles que estão buscando orientação e conselhos em suas carreiras. Essa troca de conhecimento ajudará no desenvolvimento de habilidades e na promoção da liderança.
  • Rede Profissional: Ampliaremos nossa rede profissional, facilitando conexões e interações entre os membros do CREA-DF assim como servirá de base aos recrutadores e empreendedores. Isso permitirá que os profissionais compartilhem conhecimentos, construam relacionamentos valiosos e colaborem em projetos relevantes.
  • Reconhecimento Profissional: Implementaremos programas de reconhecimento que destacarão e premiarão os profissionais que se destacam em suas respectivas áreas, incentivando a busca pela excelência e a contribuição significativa. Por meio da implantação de MBO (da sigla em inglês para gestão orientada à objetivos) conjuntamente com as entidades.
  • Desenvolvimento do empreendedorismo: Implementaremos programas de reconhecimento que destacarão e premiarão os profissionais que se destacam em suas respectivas áreas, incentivando a busca pela excelência e a contribuição significativa. Por meio da implantação de MBO (da sigla em inglês para gestão orientada à objetivos) conjuntamente com as entidades.
  • Criação de Rede Profissional Empreendedora: Dentro da ampliação da rede profissional, também criaremos um subgrupo específico para empreendedores. Isso fornecerá um espaço onde os profissionais que estão interessados em iniciar seus próprios negócios possam compartilhar ideias, buscar parcerias e colaborar em projetos inovadores, além da disponibilização de espaços de “coworking” aos profissionais.
  • Desafios Empreendedores: Realizaremos desafios específicos voltados para o desenvolvimento de soluções empreendedoras para problemas reais em engenharia, agronomia e áreas correlatas. Isso incentivará os profissionais a aplicar seu conhecimento técnico de maneira inovadora e empreendedora.
  • Acesso online e gratuito às normas: Buscar possibilitar o acesso aos normativos ABNT de forma gratuita e pela plataforma do profissional, assegurando ao mesmo acesso só textos técnicos de forma desburocratizada.
  • Processo de obtenção de vistos de forma simplificada: Permitir que os profissionais do CREA-DF possam ter seu processo de emissão de vistos para atuação em outros estados de forma simplificada e desburocratizada.
  • Processo de obtenção de CATs de forma simplificada: Permitir que os profissionais do CREA-DF possa ter seu processo de emissão de CATs de forma simplificada e desburocratizada, buscando sua emissão de forma automática pelo sistema do CREA ao final do contrato.

Metas

  • Desenvolvimento de Programas de Capacitação Técnica e Empreendedorismo: Criar e implementar pelo menos 10 programas de capacitação que abranjam tanto tópicos técnicos quanto aspectos do empreendedorismo nas áreas de engenharia, agronomia e correlatas. Alcançar a participação de no mínimo 500 profissionais afiliados até o final do plano de gestão.
  • Plataforma de Conhecimento Online Multidisciplinar: Lançar uma plataforma de aprendizado online até o meados do segundo ano, contendo pelo menos 20 recursos educacionais técnicos e 10 recursos voltados para o desenvolvimento empreendedor e ao menos 10 recursos voltados à formação dos Conselheiros Regionais e Colaboradores do CREA-DF e ao menos 10 recursos voltados à orientação da sociedade. Estabelecer a plataforma como uma fonte confiável para orientação técnica, empreendedora e de formação de conselheiros e colaboradores.
  • Realização de Eventos Técnicos e Empreendedores: Organizar pelo menos 4 workshops presenciais e 6 webinars interativos que abordem tanto questões técnicas quanto práticas empreendedoras durante o período do plano de gestão. Alcançar a participação de no mínimo 200 profissionais em cada evento.
  • Programas de Mentoria Técnica e Empreendedora: Implantar os programas de mentoria e coaching no conhecimento técnico e também incluir mentores com experiência em empreendedorismo. Conectar no mínimo 50 profissionais empreendedores a 100 profissionais buscando orientação técnica e empreendedora até o segundo ano do plano de gestão.
  • Criação de Rede Profissional Empreendedora: Estabelecer um subgrupo dentro da rede profissional do CREA-DF, focado especificamente no empreendedorismo. Alcançar um aumento de pelo menos 20% no número total de conexões entre os membros do grupo empreendedor até o final do plano de gestão.
  • Desafios Empreendedores: Lançar pelo menos 2 desafios anuais voltados para o desenvolvimento de soluções empreendedoras para problemas reais nas áreas de engenharia, agronomia e correlatas. Reconhecer e premiar as melhores propostas que demonstrem inovação e aplicação prática.
  • Parcerias Estratégicas Empreendedoras: Estabelecer colaborações com pelo menos duas empresas ou incubadoras de startups, oferecendo oportunidades para os profissionais empreendedores acessarem recursos, mentorias e espaços de coworking para desenvolverem suas ideias e projetos.
  • Avaliação do Impacto Empreendedor: Realizar uma avaliação anual para medir o impacto das atividades de desenvolvimento empreendedor, analisando o número de empreendimentos criados, patentes registradas e contribuições para a inovação dentro das áreas técnicas e administrativas.

II.Esfera Socioeconômica

Objetivos:

  • Conscientização Pública: Desenvolver campanhas de conscientização e educação que destaquem os benefícios das profissões técnicas para o desenvolvimento sustentável, promovendo a valorização e o reconhecimento social.
  • Incentivo da Educação em STEM: Incentivar programas educativos que apresentem STEM nas escolas e universidades, despertando o interesse dos jovens pelas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática desde suas fases iniciais de aprendizado.
  • Desenvolvimento de Entidades de Classe: Fortalecer as entidades de classe, oferecendo programas de capacitação, apoio técnico e promoção de networking para os profissionais, incentivando o engajamento ativo e a troca de conhecimentos.
  • Incentivo ao Empreendedorismo: Criar espaços de coworking voltados para profissionais técnicos, proporcionando um ambiente de colaboração, troca de ideias e estímulo ao empreendedorismo e inovação.
  • Programas de Patrocínio: Estabelecer programas de patrocínio que conectem empresas do setor a projetos e eventos relevantes, promovendo o investimento nas áreas técnicas e a promoção do desenvolvimento econômico local.
  • Incentivo à Preservação: Incentivo ao Inventário Florestal com foco voltado para a preservação florestal nativa do Distrito federal que busque a manutenção dos parques e áreas verdes e o bem estar da sociedade brasiliense.
  • Incentivo à Manutenção e Preservação do patrimônio Histórico e Cultutral: Incentivo à adoção de manutenção técnica de edificações e sistemas, assim como buscar incentivo à legislação que permita acesso à recursos financeiros necessários à devida manutenção de obras e manumentos tombados como patrimônio da humanidade.

Metodologia:

  • Campanhas de Conscientização: Criar campanhas de mídia e eventos públicos que destaquem exemplos concretos de como as profissões técnicas contribuem para a sociedade, mostrando seu papel essencial no desenvolvimento sustentável.
  • Incentivo ao registro de ARTs Sociais: Criar modalidade de registro de ART Social que possa acomodar registro das ARTs: De obras de cunho social e inclusivo, de estudantes, de orientadores, pesquisadores e conselheiros. Objetivo aqui é que os profissionais que estejam doando seus honorários em prol da inclusão social ou acessibilidade tenham isenção da taxa da ART de seus serviços, assim como um processo de CAT com reconhecimento social de serviços relevantes prestados à sociedade de forma honorífica. Quanto aos estudantes e orientadores é criar a modalidade que permita aos estudantes de engenharia, agronomia e geociências, bem como seus orientadores, a resgistrarem ART simplificada de seus projetos de graduação, trabalhos e iniciações científicas que venham a compor o histórico e o acervo tanto do futuro profissional quanto do pesquisador que o orientou, assim como um processo simplificado de CAT que possa traduzir a dedicação do egresso e incentivá-lo na carreira profissional.
  • Orientação de Projetos de Graduação: Estabelecer parcerias com entidades civis e governamentais que possam apresentar problemas reais a serem resolvidos no DF com foco em propor soluções através dos Projetos de Graduação dos alunos de engenharia visando uma entrega à sociedade de solução viável que auxilie o egresso no seu processo formativo final.
  • Gameficação dos objetivos estratégicos do CREA: Ideia central aqui é incentivar a gestão orientada à objetivos, permitindo que estudantes e orientadores que aderirem ao CREA Jovem tenham uma forma e sistema organizado para obter pontos objetivos e reconhecimento de seus trabalhos, tal fato também será proposto às entidades com foco no crescimento e fortalecimento de suas ações.
  • Programas Educativos em STEM: Desenvolver materiais e atividades educativos, workshops e palestras que despertem o interesse dos jovens por STEM, mostrando sua relevância e as oportunidades de carreira nessas áreas.
  • Desenvolvimento de Entidades de Classe: Oferecer cursos de capacitação, workshops e sessões de networking para os membros das entidades de classe, capacitando-os a se tornarem líderes e defensores eficazes de suas áreas.
  • Espaços de Coworking e Apoio: Estabelecer espaços de coworking equipados com recursos técnicos e tecnológicos, fomentando a colaboração entre profissionais e incentivando a criação de projetos e startups. Estabelecer convênios com entidades da sociedade civil para ações conjuntas de amparo aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, incentivando a colaboração mútua entre outras formações profissionais e o trabalho em equipe.
  • Programas de Patrocínio Estratégico: Estabelecer parcerias com empresas locais e nacionais, desenvolvendo programas de patrocínio que financiem eventos, projetos de pesquisa e iniciativas comunitárias voltadas para o desenvolvimento técnico e formação do profissional.
  • Programas de Manutenção e Preservação: Estabelecer convênios e parcerias estratégicas com entidades civis, governamentais e financeiras com bojo no desenvolvimento técnico para consecução de atividades de manutenção, incentivar pesquisas para métodos, técnicas e materiais que possam ser empregados. Buscar viabilizar um banco de dados de inventário que possa ser consultado e que centralize as consultas para realização de intervenções e gerenciamento.
  • Programas permanente de recebimento de contribuições à alterações normativas: Nosso compromisso é a construção coletiva de nosso conselho, por isso já em nosso período de campanha estamos disponibilizando formulário para que você profissional ou cidadão brasiliense possa contribuir de forma construtiva com nosso plano de gestão. Com isso ampliar e implantar esse sistema de coleta de ideias e contribuições de forma sistematizada e contínua em nosso CREA, aproveitando essas contribuições para apresentação no próprio CEP (Congresso Estadual de Profissionais) e acompanhamento das propostas até o CNP (Congresso Nacional de Profissionais) que são os fóruns qualificados para discutir melhorias institucionais de nosso Sistema CONFEA-CREAs.

Metas:

- Lançar e executar com sucesso duas campanhas de conscientização anuais, alcançando uma audiência total de pelo menos 50.000 pessoas.

- Implementar programas educativos em STEM em pelo menos 8 escolas e 2 universidades, alcançando diretamente 100 estudantes.

- Realizar pelo menos 5 eventos de capacitação e networking para os membros das entidades de classe, com participação média de 50 profissionais em cada evento.

-  Estabelecer três espaços de coworking até o final do segundo ano, registrando pelo menos 40 usuários ativos durante o plano de gestão.

Criar e gerenciar com sucesso dois programas de patrocínio em parceria com empresas locais, angariando um total de R$ 300.000 em investimentos para projetos e iniciativas das áreas técnicas.

III.Esfera Administrativa:

Objetivos:

  • Otimização de Processos: Identificar e analisar os processos internos do CREADF, visando eliminar redundâncias, simplificar procedimentos e agilizar a execução de tarefas administrativas.
  • Redução de Burocracia: Rever e reestruturar os procedimentos burocráticos que possam causar atrasos desnecessários ou complexidades nos serviços prestados aos profissionais e à sociedade.
  • Melhoria no Atendimento: Implementar estratégias que melhorem a qualidade do atendimento ao público, incluindo o treinamento contínuo dos funcionários, a resposta eficaz às solicitações e a disponibilidade de informações claras e precisas.
  • Plataforma Digital Eficiente: Desenvolver e implementar uma plataforma digital de serviços do CREA-DF que seja intuitiva, ágil e abranja uma variedade de processos, desde o registro de profissionais até a emissão de documentos e certificações.

Metodologia:

  • Análise de Processos: Realizar uma análise detalhada dos processos administrativos existentes, identificando gargalos, ineficiências e oportunidades de melhoria.
  • Redesenho de Processos: Com base nas análises, redesenhar processos visando maior eficiência e simplicidade, mantendo a qualidade e a segurança das operações.
  • Tecnologia e Desenvolvimento: Investir em tecnologias que permitam a criação da plataforma digital, envolvendo equipes de desenvolvimento e design para criar uma interface amigável e funcional.
  • Treinamento e Capacitação: Realizar treinamentos regulares para os funcionários, capacitando-os a oferecer um atendimento de qualidade e a operar eficientemente nos novos processos.
  • Feedback e Melhoria Contínua: Coletar feedback dos usuários da plataforma e dos profissionais atendidos, utilizando essas informações para aprimorar constantemente os serviços e a experiência do usuário.
  • ART de cargo e função aos Conselheiros Regionais: Estabelecer o devido registro das ARTs de Cargo e Função dos Conselheiros Regionais que compôem a Plenária do CREA-DF, com apontamento automático das participações (Reuniões, Plenárias, GTs e Comissões) e emissão de CAT ao final dos mandatos.
  • Seguro de Responsabilidade Civil aos Conselheiros Regionais: Implantar o seguro de responsabilidade civil aos conselheiros regionais no dsempenho de suas atividades.

Metas: 

Reduzir o tempo médio de atendimento em 30% até o final do primeiro ano, através da otimização dos processos internos.

Implementar a plataforma digital de serviços até o final do terceiro ano, com um aumento de 80% na utilização dos serviços online pelos profissionais e buscar implantação “mobile” a esses serviços.

Realizar pelo menos 4 treinamentos anuais para os funcionários, visando melhorar suas habilidades de atendimento e garantir o conhecimento sobre os novos processos.

Alcançar um índice de satisfação do usuário de pelo menos 85% com relação à plataforma digital, de acordo com pesquisas regulares de feedback.

Reduzir em 20% a quantidade de etapas burocráticas necessárias para a conclusão de serviços administrativos até o final do plano de gestão.

IV.Esfera Financeira:

Objetivos:

  • Diversificação de Receitas: Buscar e implementar novas fontes de receita além das tradicionais, diminuindo a dependência de anuidades e ARTs como fonte de financiamento.
  • Exploração de Linhas de Financiamento: Aproveitar as linhas de financiamento disponíveis dentro do Sistema CONFEA-CREA e Mútua para suplementar os recursos financeiros às ações do CREA-DF.
  • Parcerias Estratégicas Financeiras: Estabelecer parcerias com instituições financeiras e empresas que possam oferecer benefícios financeiros diretos aos profissionais afiliados, como programas de "cash back".
  • Gestão Financeira Eficiente: Aperfeiçoar a gestão dos recursos financeiros do CREA-DF, buscando otimização de gastos, redução de custos operacionais e investimentos estratégicos.

Metodologia:

  • Análise de Oportunidades Financeiras: Realizar análises detalhadas das possíveis fontes de receita, explorando oportunidades viáveis, como programas de benefícios financeiros para os profissionais
  • Exploração das Linhas de Financiamento: Investigar e acessar as linhas de financiamento disponíveis por meio do Sistema CONFEA-CREA e Mútua, utilizando esses recursos para projetos e operações.
  • Negociação de Parcerias Estratégicas: Identificar e negociar parcerias com instituições financeiras e empresas que possam oferecer programas de "cash back" ou outras formas de benefícios financeiros diretos aos profissionais.
  • Auditoria Financeira Interna: Realizar auditorias financeiras periódicas para avaliar a eficiência dos processos, identificar áreas de melhoria e garantir a conformidade com as melhores práticas de gestão financeira.
  • Monitoramento e Avaliação: Estabelecer um sistema de monitoramento contínuo das receitas, despesas e investimentos, permitindo uma avaliação regular do desempenho financeiro e ações corretivas oportunas.
  • Programa de Anuidade Zero: Estabelecer uma rede de parceiros que possam traduzir em retorno aos profissionais na modalidade de “cash-back” com uso do mesmo para redução parcial ou total do valor da anuidade dos profissionais que irão aderir.

Metas:

Diversificar as fontes de receita, alcançando um aumento de pelo menos 20% na receita total proveniente de novas fontes até o final do segundo ano do plano de gestão.

Acessar pelo menos duas linhas de financiamento disponíveis no Sistema CONFEA-CREA e Mútua para financiar projetos específicos do CREA-DF durante o plano de gestão.

Estabelecer parcerias com pelo menos três instituições financeiras ou empresas para oferecer programas de "cash back" ou benefícios financeiros diretos aos profissionais, beneficiando um total de pelo menos 1.000 profissionais do sistema.

Reduzir em pelo menos 10% os custos operacionais do CREA-DF através de uma gestão financeira mais eficiente e otimizada.

Realizar pelo menos duas auditorias financeiras internas por ano para garantir a transparência, a conformidade e a eficiência dos processos financeiros.

V.Esfera Espaço Físico:

Objetivos:

  • Modernização e Acessibilidade: Realizar a modernização das instalações físicas do CREA-DF, priorizando a acessibilidade para todos os públicos, incluindo profissionais, colaboradores internos e cidadãos.
  • Expansão Descentralizada: Ampliar a presença física do CREA-DF por meio da criação de unidades descentralizadas, permitindo maior proximidade com os profissionais e a sociedade.
  • Parcerias para Ocupação Regular: Estabelecer parcerias estratégicas e convênios para a ocupação regular de espaços, revitalizando áreas e contribuindo para a melhoria urbana.
  • Renovação e Design Sustentável: Renovar os espaços físicos com um foco no design sustentável e funcional, criando ambientes que estimulem a inovação e a colaboração.

Metodologia:

  • Avaliação de Necessidades: Realizar uma avaliação abrangente das instalações atuais para identificar áreas de melhoria, especialmente em relação à acessibilidade e funcionalidade.
  • Avaliação de Impacto Socioeconômico da Ação: Realizar uma avaliação abrangente das ações trazendo ao contexto seu impacto na sociedade.
  • Planejamento Descentralizado: Desenvolver um plano estratégico para a expansão descentralizada das instalações, identificando locais estratégicos para unidades regionais.
  • Identificação de Parcerias: Identificar instituições públicas e privadas interessadas em trazer melhorias aos espaços publicos e/ou coletivos em conjunto com o CREA-DF, suas entidades e instituições de ensino, visando revitalização e colaboração.
  • Espaço do profissional: Buscar a implantação de espaços para uso dos profissionais sob a ótica do “Coworking”.
  • Renovação e Design Acessível: Incentivar os profissionais especializados em acessibilidade e sustentabilidade a propor soluções de renovar os espaços físicos, priorizando a utilização soluções inovadoras, sustentáveis e acessíveis.
  • Monitoramento de Ocupação: Estabelecer um sistema de monitoramento para acompanhar a ocupação regular dos espaços por meio das parcerias estabelecidas e realizar ajustes quando necessário.

Metas:

Concluir a modernização das instalações físicas principais do CREA-DF até o final do segundo ano, garantindo acessibilidade e um ambiente acolhedor.

Estabelecer duas unidades descentralizadas em áreas estratégicas até o final do segundo ano, visando ampliar a presença e o atendimento aos profissionais.

Firmar pelo menos três parcerias de ocupação regular de espaços com instituições públicas ou privadas até o final do plano de gestão.

Manter uma taxa de ocupação média de pelo menos 60% nos espaços disponíveis através das parcerias, contribuindo para a revitalização urbana e a promoção da inovação.

VI.Esfera Tecnológica:

Objetivos:

  • Plataforma Digital Integrada: Desenvolver uma plataforma online integrada que ofereça serviços, educação e comunicação eficaz para os profissionais, conselheiros, colaboradores e a sociedade em geral.
  • Acessibilidade Móvel: Garantir que os serviços e recursos oferecidos pelo CREADF sejam acessíveis por meio de dispositivos móveis, permitindo maior conveniência e alcance.
  • Bancos de Dados Consultáveis: Criar bancos de dados robustos e consultáveis contendo informações sobre estruturas e projetos, facilitando o acesso e a pesquisa de informações importantes, cotinuidade de serviços de manutenção, bem como provendo devida informação necessária à reformas, ampliações ou mesmo implantações de forma segura e prática aos profissionais da área que demandem esses serviços.
  • Desenvolvimento de "Smart Cities": Colaborar com setores governamentais e empresariais para promover o uso de tecnologias como Building Information Modeling (BiM) e sensoriamento, contribuindo para a transformação de Brasília em uma cidade do futuro.
  • Implantação de "Smart Contracts": Implementar contratos inteligentes (smart contracts) em parceria com seguradoras, planos assistenciais e outros parceiros, garantindo transações eficientes e seguras, bem como a comofidade e automação necessária aos profissionais.

Metodologia:

  • Desenvolvimento de Plataforma: Contratar uma equipe de desenvolvimento de software para criar e implementar a plataforma online, com foco na usabilidade e na acessibilidade móvel.
  • Digitalização de Informações: Investir na digitalização de informações sobre estruturas e projetos, criando bancos de dados consultáveis que possam ser facilmente acessados e atualizados.
  • Colaboração com Stakeholders: Estabelecer parcerias estratégicas com órgãos governamentais, empresas de tecnologia e organizações relacionadas para promover iniciativas de "smart cities".
  • Implementação de "Smart Contracts": Trabalhar em conjunto com seguradoras, planos assistenciais e outros parceiros para implementar contratos inteligentes que automatizem e simplifiquem transações e processos.
  • Implementação da CAT Automática: Empregar o uso da tecnologica de smart contracts no processo de emissão de CATs, permitindo o acesso aos gestores dos contratantes para a correta gestão da equipe técnica e emissão do atestado, implantação da modalidade de ART Dinâmica e consolidada com as alterações interligada com o modelo de atestado.
  • Treinamento e Educação: Oferecer treinamento e capacitação para os profissionais e colaboradores internos para garantir a eficácia na utilização das novas soluções tecnológicas.
  • Implementação de Apontamentos em ARTs de Cargo e Função: Permitir que sejam apontadas as evoluções das atividades e contratos vinculados à ART de cargo e função, principalmente voltado à formação da CAT de funcionários públicos, representntes das instituições de ensino no plenário e pesquisadores.

Metas:

Lançar e implementar com sucesso a plataforma digital integrada até o final do primeiro ano, com pelo menos 70% dos profissionais afiliados utilizando os serviços online.

Garantir que todos os serviços e recursos oferecidos estejam acessíveis por dispositivos móveis até o final do segundo ano.

Criar e manter um banco de dados consultável com informações detalhadas sobre pelo menos 500 estruturas e projetos até o final do plano de gestão.

Estabelecer parcerias para desenvolver projetos piloto de "smart cities" em colaboração com setores governamentais e empresariais até o final do segundo ano

Implementar pelo menos dois contratos inteligentes (smart contracts) em colaboração com parceiros estratégicos até o final do plano de gestão, simplificando processos e transações.

VII.Esfera Fiscalizatória:

Objetivos:

  • Intensificação da Fiscalização: Aumentar a frequência e a abrangência das ações de fiscalização, garantindo que profissionais e empresas estejam em conformidade com as normas e padrões estabelecidos.
  • Fiscalização Educacional: Introduzir a fiscalização educativa como parte integrante das ações de fiscalização, visando educar a sociedade sobre a importância de contratar profissionais legalmente habilitados e promover o entendimento das normas técnicas.
  • Foco em Áreas e Edificações: Alterar o foco da fiscalização, hoje a fiscalização é centrada em profissionais, para o acompanhamento da evolução de uso de áreas e continuidade de serviços internos nas edificações e instalações, com base na construção coletiva de processos, cadastramento das edificações visando a segurança da sociedade.
  • Benefícios de Gestão: Utilizar a inteligência de dados para oferecer informações valiosas aos gestores de áreas, edificações e instalações, aprimorando a eficiência operacional e a segurança.

Metodologia:

  • Planejamento Estratégico de Fiscalização: Desenvolver um plano estratégico que inclua a intensificação das ações de fiscalização, a implementação da fiscalização educativa e a transição para o foco em áreas e instalações.
  • Capacitação da Equipe: Oferecer treinamento e capacitação para a equipe de fiscalização, preparando-a para a nova abordagem de fiscalização educativa e o uso de dados.
  • Aproximação com os responsáveis pelas instalações para que possam participar do processo: Estabelecer um linha de diálog à construção coletiva do processo com foco na segurança da sociedade.
  • Coleta e Unificação de Dados: Implementar sistemas de coleta e análise de dados das áreas, edificações e instalações que possa ser consultado pelo profissional quando de alguma intervenção (projeto, reforma ou ampliação). Bem como implantar uma rede de ajuda dos órgãos que demandam essas informações em suas atividades regulares.
  • Divulgação e Educação: Lançar campanhas de divulgação para educar a sociedade sobre a importância da contratação de profissionais legalmente habilitados e realizar programas educacionais.
  • Capilaridade das Informações: Estebelecer os procedimentos e padrões necessários ao cumprimento de apresentação das informações mínimas necessárias às atividades, assim como levar as informações através da rede de parceiros do CREA.
  • Parcerias Inteligentes: Estabelecer parcerias com instituições que possam fornecer dados relevantes para apoiar as atividades de fiscalização e gestão.
  • Implantar a fiscalização por sinistro: Partindo da nova resolução estabelecer os processos, rotinas e cadeia de ajuda necessários à devida fiscalização de sinistros ocorridos.
  • Campanhas Pedagógicas: Lançar campanhas de orientação pedagógica em escolas traduzindo a importância das ações de segurança necessárias na adoção de profissionais legalmente habilitados necessários.
  • Implantação do rito administrativo de fiscalização: Implantar o processo de instrução e educação, notificação e somente ao final o auto de infração.
  • Implantação do protocolo de gestão de riscos: Implantar o processo de informe de situações de riscos pelos profissionais do sistema através de campo específico em ART.

Metas:

Aumentar em 50% a frequência das ações de fiscalização até o final do primeiro ano, abrangendo um número maior de profissionais e empresas.

Introduzir a fiscalização educativa em todas as atividades de fiscalização até o final do segundo ano, com pelo menos 80% dos casos sendo tratados com enfoque educacional.

Realizar inspeções em pelo menos 100 áreas, edificações e instalações até o final do plano de gestão.

Disponibilizar informações de gestão e recomendações para melhorias em pelo menos 50% das áreas, edificações e instalações fiscalizadas que sejam passíveis de melhorias.

Alcançar uma taxa de adesão de pelo menos 70% das empresas e profissionais à conformidade com as normas e padrões estabelecidos até o final do plano de gestão.

 

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