Quinta, 07 Fevereiro 2019 17:34

Pregão

Presidente do Crea-DF, Fátima Có assina ato administrativo que concede desconto de até 90% no valor da anuidade.

Última modificação em Quinta, 31 Janeiro 2019 15:43
Segunda, 28 Janeiro 2019 16:07

Nota Oficial Crea-DF

A população brasileira encontra-se estarrecida e temerosa, e nela se inclui a do Distrito Federal, com os constantes acidentes ocorridos recentemente com obras de engenharia pelo país, inclusive no DF. O estado de estupor se agravou com o dramático acidente ocorrido com o rompimento de mais uma barragem de rejeito de mineração, em Brumadinho-MG, o segundo em pouco menos de três anos.

Última modificação em Quarta, 30 Janeiro 2019 19:19

Prorrogada - Última oportunidade!!!

Devido à alta procura, prorrogamos a “Campanha da Conciliação” para o mês de janeiro.

Última modificação em Sexta, 28 Dezembro 2018 17:06

A Fiscalização do Crea-DF na palma da mão

O Crea-DF realizou nessa quarta-feira (12/12), em seu auditório, o lançamento do aplicativo “Crea-DF-Cidadão”, disponível para todos no Google Play e App Store, para que profissionais e a sociedade possam encaminhar diretamente pelo celular o endereço e ou dados de obras e serviços irregulares.

Última modificação em Sexta, 14 Dezembro 2018 12:53
Terça, 11 Dezembro 2018 18:29

Engenharia necessária

Fátima Có, presidente do Crea-DFNo 11 de dezembro, comemora-se o Dia do Engenheiro, profissional de importância inegável na jornada civilizatória.

Basta olhar com um pouco de atenção e percebemos as mãos e o talento dos engenheiros nas pequenas e nas grandes coisas do cotidiano. Estão presentes desde as fundações sobre as quais repousam nossas casas, à energia que dá suporte às nossas tarefas e sonhos a realizar, até à sofisticada engrenagem dos aviões, lá no alto, que nos conduzem com segurança pelo planeta, entre tantas chegadas e partidas.

No ar, no subsolo, no mar, no campo, na cidade, é fato: não tem jeito de dissociar a vida da engenharia. Isso posto, é justo e imperativo que valorizemos essa ciência-arte e seus profissionais para que eles tenham garantidos o apoio e o reconhecimento necessários para que continuem na missão de tornar a vida de todos mais fácil, com mais qualidade, e o nosso mundo um lugar cada dia mais seguro, confortável e sustentável.

No entanto, o natural e esperado reconhecimento da relevância dos engenheiros e de seus feitos nem sempre acontece, na prática.

Por diversas razões, no Brasil, a engenharia – considerada pelos países mais ricos e de maior IDH como peça-chave do desenvolvimento –, volta e meia se encontra no turbilhão de nossas intermitentes crises, as quais têm, na base, muito da falta de planejamento dos governos, e muitíssimo do descaso do meio político em relação à técnica e à ciência nacionais.

Falta, em primeira e última instâncias, um projeto de Nação, de longo prazo, que contemple e conte com os engenheiros – cérebros e mãos preparados para servir e conduzir a sociedade nas trilhas do desenvolvimento.

Tal descaso e insensibilidade com a área tecnológica, reiterados por tanto tempo pelos nossos governantes, sem dúvida contribuiu para que chegássemos ao atual cenário de grande desemprego e de subaproveitamento de nossos valiosos profissionais engenheiros. No ‘pacote letal’ que tivemos de absorver nos últimos anos, listam-se a falta de investimentos em setores estratégicos como infraestrutura, a corrupção generalizada, a precarização das universidades, e um ambiente hostil à inovação e ao empreendedorismo. Sinônimo de inovação, desnutrida, sangrou a engenharia junto com o País.

Em recente evento realizado em Brasília, que contou com o apoio do Crea-DF e do Confea, entre outras instituições, o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, declarou ter “plena consciência” de que a infraestrutura do País parou de crescer. “Vamos precisar da expertise da engenharia brasileira, que é exemplo, para nos desenvolvermos”, disse o militar à plateia formada por cerca de 400 pessoas ligadas a diversos setores de infraestrutura, incluindo engenheiros, entidades de classe e autoridades.

De infraestrutura à recuperação dos empregos, os desafios do novo governo já começam enormes. Mas, testemunha das palavras do novo vice-presidente, e em acordo com elas, registro: será somente com a vocação, a criatividade e a dedicação das engenheiras e dos engenheiros brasileiros que as engrenagens do País voltarão a funcionar.

A todos nós, feliz dia do profissional que faz o futuro.

Engª. Fátima Có

Última modificação em Terça, 18 Dezembro 2018 13:10

Anualmente é realizada pelo Sistema Confea/Crea e Mútua a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), com o objetivo de discutir os principais assuntos técnicos, legislativos e referenciais das diversas categorias da área tecnológica, bem como de alinhar o entendimento sobre a atuação e as estratégias dos Conselhos e da Caixa de Assistência - Mutua.

Última modificação em Terça, 28 Agosto 2018 18:41

Na noite de abertura da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o Sistema Confea/Crea e Mútua rendeu homenagens a 24 profissionais e três instituições como reconhecimento das contribuições relevantes ao progresso da ciência, da tecnologia, das artes e ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Última modificação em Quarta, 22 Agosto 2018 19:48

Inscrições abertas para o Seminário de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social

Evento será no Crea-DF, no dia 15 de agosto, e debaterá programas governamentais de assistência técnica e Cartão Reforma. Inscrições são gratuitas, porém limitadas

Brasília, 9 de agosto de 2018.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) irá sediar no próximo dia 15 de agosto o Seminário de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. Com realização do Confea, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e apoio do Crea-DF, o evento tem inscrições gratuitas, porém limitadas.

Meus itens