Quinta, 15 Fevereiro 2018 18:53

Debate: A Importância da Engenharia Consultiva no Desenvolvimento Do Brasil

No dia 14 de março (quarta-feira) o Crea-DF receberá a palestra “A importância da Engenharia Consultiva no Desenvolvimento do Brasil", aberta ao público a palestra ocorrerá no auditório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) - SCES Trecho 3 Lote 10 - Projeto Orla, Polo 8 - Brasília-DF, de 13h30 às 18h, o tema geral do evento traz à tona experiências e pesquisas pertinentes e atualizadas quanto a necessidade de valorização dos profissionais e empresas do segmento de Engenharia Consultiva do país, assim como espera garantir um espaço de interação e trocas de conhecimentos essenciais a formação de opinião. Esta troca de experiências dar-se-á por meio de palestras exposições e discussões, isto é, de um constante diálogo cuja finalidade é promover a troca e a relação de ideias entre os interlocutores.

A discussão do projeto de lei que irá suceder a Lei de licitações 8.666/93, foi encaminhada para analise a Câmara dos Deputados, decorridos 25 anos de sua publicação, não resta dúvida da premente necessidade de modernização e adequação aos padrões internacionais de contratação. Um tema tão complexo e relevante para Engenharia, demanda ação extensiva do CONFEA, do CREA e demais entidades envolvidas.

A realização de eventos técnicos pelo CREA representa uma excelente oportunidade para a consolidação de seu compromisso em zelar pelo correto exercício da Engenharia.

Nessas ocasiões, o CREA recebe profissionais de diversas áreas assim como representantes de diversos setores da sociedade, como auditores, legisladores, gestores públicos, operadores do direito e outros convidados das mais variadas áreas, fomentando espaços coletivos de articulação e trocas de experiências, assim como a unificação de agendas, ações e projetos entre as diversas entidades e pessoas envolvidas na construção de uma sociedade crítica e transformadora. É baseando-se nessas perspectivas que o CREA do Distrito Federal promoverá o Debate “A importância da Engenharia Consultiva no Desenvolvimento do Brasil”.

Desse modo, a realização do Debate: “A importância da Engenharia Consultiva no Desenvolvimento do Brasil", justifica-se por abrir mais este espaço para que os profissionais do setor, gestores públicos, legisladores e operadores do direito possam interagir para socialização de conhecimentos e experiências que sejam uteis nas discussões quanto a melhor forma de contratação dos serviços de Engenharia Consultiva, que ao logo dos últimos anos vem perdendo seu prestigio perante a nação.

Toda a estrutura do evento foi pensada para garantir a pluralidade de ideias e a criticidade do conhecimento, possibilitando integração e acessibilidade quanto aos conhecimentos que estão debatidos. Assim, esse debate, será um espaço do conhecimento socializado, manifestando os múltiplos olhares acerca do fortalecimento da Engenharia.

Objetivo principal:

• Debater a importância da engenharia consultiva no desenvolvimento do Brasil

Objetivos secundários:

• Discutir a relevância dos serviços de Engenharia Consultiva para a execução das obras de infraestrutura;
  • Discutir o critériotécnica e preço para contratação dos serviços de Consultoria.
  • Discutir o projeto de lei que irá suceder a Lei de licitações 8.666/93.
  • Discutir a certificação de obras e projetos de engenharia

Público alvo:

• Profissionais que atuam no setor
  • Empresários do setor de Engenharia Consultiva
  • Representantes dos órgãos contratantes
    o DNIT
    o AGETOP
    o INFRAERO
    o VALEC
    o ANTT
    o DER
  • Representante dos tribunais de contas