Segunda, 10 Junho 2019 16:55

Viadutos e Passarelas passam por inspeção cadastral Destaque

O grupo de trabalho criado pelo Decreto 39.849 do Governador do Distrito Federal, composto pelos representantes da Secretaria de Obras, da Novacap, do DER, da Defesa Civil, do CREA-DF, do Codese e do Clube de Engenharia se reuniram nessa manhã (10) com os coordenadores das seguintes instituições de ensino:

* Uniceub
• UCB – Católica
• UNIP
• UNIPLAN
• UNIEURO
• IFB
• UNICEPLAC
• UDF

O encontro promoveu treinamento aos estudantes do curso de engenharia do Uniceub onde inicia um projeto piloto fazendo uma primeira inspeção cadastral.

Após o treinamento os estudantes, acompanhados dos representantes dos órgãos e coordenadores seguirão para a DF-005, na Ponte do Urubu, para fazer a primeira inspeção.

“A presidente do CREA-DF, eng. Fátima Có destaca que essa ação não é para se ter um laudo e sim para se obter uma inspeção cadastral que gere um banco de dados das Obras de Artes Especiais de Brasília de modo que se possa estabelecer critérios e procedimentos de manutenção e conservação dos mesmos.”

O que compete ao Grupo de Trabalho:

I. Avaliar, preliminarmente, o estágio de manutenção das Obras de Arte

Especiais do Distrito Federal;

II. Promover a articulação com órgãos integrantes da estrutura administrativa do Distrito Federal e com entidades da Sociedade Civil, com vistas a implantar a cultura de manutenção das Obras de Arte Especiais do Distrito Federal;

III. Propor diretrizes para orientar os atos administrativos que envolvam procedimentos para a conservação de Obras de Arte Especiais pertencentes ao Distrito Federal;

IV. Propor, a partir das informações técnicas existentes ou a partir das informações das inspeções que serão realizadas, a priorização de investimentos a serem realizados para a conservação e manutenção de obras de artes especiais;

V. Encaminhar ao Comitê Gestor de Manutenção do Patrimônio do Distrito Federal relatórios técnicos com análise e proposições para a manutenção das Obras de Arte Especiais.

VI. Propor ações e critérios para que o monitoramento das obras de artes especiais passe de fato, a ser uma atribuição continua do estado

VII. Propor a criação de um sistema unificado na estrutura orgânica do Complexo Administrativo do Distrito Federal para que passe a existir uma base de dados para o gerenciamento das ações de manutenção e conservação das Obras de Artes Especiais.

Última modificação em Quinta, 13 Junho 2019 12:03