Terça, 21 Mai 2019 12:26

Crea-DF promove palestra “A vertente ambiental nas obras de infraestrutura: Estudos, licenciamento, gargalos e desafios da atualidade”, na Novacap

(1 Votar)

O Crea-DF promoverá na quinta-feira (23/05) às 9horas no auditório da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), palestra com o tema: “A vertente ambiental nas obras de infraestrutura: Estudos, licenciamento, gargalos e desafios da atualidade”, que será ministrada pelo Eng. ambiental Ana Beatriz Ulhoa Cobalchini.

Ana Beatriz é Pós Graduada em Gestão Ambiental de Empresas e Saneamento Ambiental, é conselheira regional do Crea-DF. Profissional com ampla experiência em coordenação de projetos, supervisão e licenciamento ambiental de obras de infraestrutura, com ênfase em empreendimentos industriais, portos, complexos eólicos e parcelamento de solo para fins sociais. Atualmente, atua como assessora técnica do licenciamento ambiental do Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF). É também professora das disciplinas preservação do meio ambiente e saneamento ambiental na especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela RTG. Atua como professora conteudista da holding Kroton nas disciplinas correlatas para os preparatórios do ENADE e diretora da Associação Nacional de Engenheiros Ambientais (Aneam).

A palestra faz parte dos eventos preparatórios ao 10º Congresso Distrital de Profissionais do Crea-DF, seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais do Sistema Confea/Crea espaço para avaliação, debates e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de normativos que regulamentam o exercício da profissão ou de alteração nos existentes . Para esse evento preparatório o Crea-DF contou com o apoio da Brasil Pós e da RTG.

A participação dos profissionais é muito importante, especialmente nos eventos preparatórios , pois são nesses eventos que iniciam a elaboração das propostas, as quais são submetidas à avaliação, debate e aprovação, por parte dos participantes, visando melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização do exercício profissional.

O Congresso Distrital de Profissionais do Distrito Federal (CDP) ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de junho, no auditório do Crea-DF.

Tema Central e Eixos
O 10° CDP faz parte do Congresso Nacional de Profissionais, promovido pelo Confea, e que em 2019 comemora sua décima edição, tendo como tema central, “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional” e os seguintes eixos temáticos:
I. Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;
II. Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;
III. Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia;
IV. Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileira;
V. Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Como funciona
Os debates iniciam nos eventos preparatórios, seguido do Congresso Distrital e posteriormente no Congresso Nacional, que ocorrerá na cidade de Palmas nos dias 16 à 19 de setembro, com a apresentação e votação das propostas, oriundas dos congressos estaduais e distrital.