Quarta, 03 Fevereiro 2021 16:57

Solenidade do 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea acontece no Distrito Federal

Escrito por Comunicação do Confea, com adaptações Crea-DF

Teve início nesta quarta-feira (03), o 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, em que se realizou a primeira reunião do Colégio de Presidentes e do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN).

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger comentou a mudança do formato do Encontro de Líderes, que nesta semana realiza reunião do CP e do CDEN (Colégio de Entidades Nacionais). Na próxima semana serão realizadas as reuniões das coordenadorias distribuídas em cinco hotéis, a fim de que não haja aglomeração e as devidas adequações às normas sanitárias de combate à covid-19.

552c0d13 8c4d 4815 9aa4 0c396ff264f8

A eng. civ. Fátima Có, do Crea-DF, como presidente do Regional anfitrião, saudou os participantes. Por sua vez, o presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Magalhães, aproveitou para convidar os presidentes para conhecer a nova sede da entidade em Brasília. Em sua fala, o presidente do Crea-AM, Afonso Lins, se emocionou ao relatar a situação do estado em meio à crise de abastecimento de oxigênio, assim como a falta de medicamentos e profissionais. Afonso defendeu a importância do Grupo de Trabalho sobre a BR-319, que está em andamento no Crea Amazonense. “Se a rodovia estivesse asfaltada levaria 14 horas para transportar o oxigênio, entretanto foram precisos quatro dias porque o transporte ficou atolado”, analisou Lins.

Relações com Cabo Verde

A solenidade contou com a presença do embaixador de Cabo Verde, José Pedro M. Chantre D’Oliveira, que na ocasião falou do potencial das relações bilaterais entre Brasil e Cabo Verde e a expectativa do estreitamento das relações institucionais com o Conselho Federal.

Segundo Chantre D’Oliveira, a missão diplomática estará sempre a serviço daqueles que propõem reduzir os caminhos. Ele acredita que as relações históricas, culturais e a linguagem em comum contribuem para a relação entre os países. O embaixador aproveitou para repetir no CP as palavras ditas ao presidente da República, Jair Bolsonaro: “falando de relações comerciais, Cabo Verde é uma formiga, e o Brasil, um elefante. Entretanto, somos uma formiga com alma de elefante”, disse o embaixador.

Sobre as tratativas para assinatura de um termo de reciprocidade entre a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde e o Confea, o presidente Joel sinalizou que ainda neste semestre deve ser oficializado. “Temos um termo de reciprocidade que deve ser pautado até março para análise do Plenário. Em julho será realizada a reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vamos tentar fazer assinatura do termo com Cabo Verde e Angola”, anunciou Krüger.

Ações do Sistema

Joel compartilhou com os presidentes as ações do Sistema, como o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com o Mercado Livre, o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a reunião com o Itamaraty sobre a proximidade com os países da CPLP. O presidente ainda destacou as ações parlamentares que resultaram em reunião com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia sobre a Resolução 64/2020, do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM). “Amanhã o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade, Geanluca Lorenzon, virá debater conosco essa resolução”, anunciou o presidente.

No período da tarde, será eleito o novo coordenador do CP, assim como serão definidos os representantes do fórum no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu), no Grupo de Trabalho Ordem Econômica (GTOE) e no Programa Mulher.

Coodenadoria do CPCO

A presidente Fátima Có, foi escolhida para ser coordenadora do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste, composto pelos representantes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira foi escolhido como coordenador-adjunto. Nas reuniões do colegiado, os presidentes discutem pautas comuns à região e unificam propostas a serem apresentadas na reunião do CP Nacional.

Última modificação em Quinta, 04 Fevereiro 2021 11:14