Segunda, 29 Junho 2020 15:46

Crea-DF aprova regimento do CreaJr-DF

(1 Votar)

No último dia 10 de junho, o Crea-DF decidiu pela homologação do texto do novo regimento do Crea-Jr.

Em março de 2020, foi dado início ao processo de aprovação do Regimento interno do CreaJR-DF. A minuta do regimento elaborada pela Secretária de Relações Institucionais por meio da Coordenaria de Relações Institucionais e foi submetida a Comissão de Normas e Procedimentos, a Comissão de Educação e Aprimoramento Profissional – CEAP e a Diretoria do Conselho. Após deliberações pela aprovação do documento, o documento foi remetido ao plenário do Crea-DF para aprovação final.

Histórico
O Crea Junior,  antigamente chamado de CreaJovem-DF, foi criado por meio da decisão Plenária nº 024/2009, mas até o ano de 2020 não havia aprovado o seu regimento interno, apesar de ter atuado no modelo antigo até o ano de 2016.

O que é o CreaJR-DF?

O Crea Júnior Distrito Federal - CreaJr-DF - é um programa cujo propósito é promover a inter-relação participativa entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal - Crea-DF - e os estudantes de cursos que formam profissionais afetos ao Sistema Confea/Crea no Distrito Federal; destacando a importância dessas profissões nas ações que objetivam a efetiva participação e a inserção profissional na defesa e no desenvolvimento da sociedade.

As ações do CreaJr-DF deverão prioritariamente:
- Colaborar com a formação do futuro profissional, conscientizando o aluno quanto ao papel das profissões junto à sociedade, orientando-o para a conduta ética e responsável na futura profissão e facilitando-lhe o entendimento da dinâmica do exercício profissional;
- Promover a inter-relação participativa dos alunos com o Crea-DF, constituindo uma estrutura descentralizada, destacando sua filosofia de ação e de interação com a sociedade e a importância do Conselho na vida profissional; Propiciar ao estudante o entendimento da realidade dos profissionais no desenvolvimento do exercício das profissões, através de parcerias com os profissionais ligados ao CREA-DF;
- Fortalecer junto ao estudante o espírito de defesa da sociedade, da ética e da proteção ao meio ambiente, fundamentado em aspectos humanos, sociais e econômicos;
- Discutir assuntos de cidadania que visem desenvolver a criação de uma consciência critica sobre o comportamento humano e profissional; e
- Apoiar e incentivar a participação dos alunos em eventos e atividades que valorizem o desenvolvimento de práticas voltadas ao potencial empreendedor, com foco no aperfeiçoamento da formação profissional e com resultados voltados ao interesse social.

Quem pode participar?
Tem direito de se inscrever e participar do programa CreaJr-DF todo estudante matriculado regularmente, em curso afeto às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, obedecendo os critérios definidos neste regulamento. Ao ter a inscrição no CreaJr-DF efetivada, o estudante se torna Membro Corporativo do programa.

Onde se inscrever ?
Em breve será lançado o site do CreaJR- DF, no qual será possível realizar a inscrição de cada estudante. Fique atentos às próximas notícias!

Abaixo, confira os anexos da decisão de Diretoria e do Regimento do Crea Junior-DF

Última modificação em Terça, 30 Junho 2020 15:14