Segunda, 09 Março 2020 15:56

SEMANA MULHER Crea-DF: Em 2019, aumenta em 41% o número de mulheres registradas no Crea-DF

As mulheres estão cada vez mais atuantes na Engenharia, Agronomia e Geociências no Distrito Federal e os números levantados na base de dados do Crea-DF confirmam essa informação. Em 2018, 444 mulheres foram registradas no Regional e encontram-se com os registros ativos, enquanto que em 2019 o número subiu para 628 novas profissionais.

estatistica m

Fonte: Sistema BI do Crea-DF

Apesar de ser uma boa notícia, as mulheres ainda são minoria. Dos mais de 34.500 registrados no Crea-DF, apenas 5.295 são mulheres. As engenharias com maior número de registradas são das modalidades Civil, Agronomia e Elétrica. Até esta data, estatísticas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) mostram que há em todo Brasil 179.218 mulheres registradas.

estatistica2

Fonte: Sistema BI do Crea-DF

A tendência de crescimento da participação das mulheres na área tecnológica tem sido observada dentro do Sistema Confea/Crea já há alguns anos. Os Creas que possuem atualmente maior número de mulheres são os de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A participação de conselheiras na Região Centro-Oeste ainda é tímida. Em um mapeamento feito pelo Confea em 2018, os Plenários com maior representatividade feminina são na Região Nordeste, sendo que as conselheiras representam 14,6% do colegiado. No Centro-Oeste, a porcentagem é a menor, com 7,6% de representantes femininas. No Plenário do Crea-DF têm atualmente 6 conselheiras titulares e 5 suplentes.

Programa Mulher

Com o objetivo de fomentar políticas atrativas às mulheres, existe o Programa Mulher no Sistema Confea/Crea que prevê uma série de ações dentro das entidades de classe e dos Conselhos Regionais. Suas propostas visam a ampliação da participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema, além de manter um acompanhamento estatístico da capilaridade das mulheres na Engenharia brasileira.

Última modificação em Segunda, 09 Março 2020 17:01