Quinta, 20 Fevereiro 2020 16:44

GT de Obras de Arte Especiais receberá reforço de mais seis instituições de ensino superior

Os trabalhos de vistorias das obras de arte de Brasília em breve contarão com mais instituições de ensino envolvidas. Durante a reunião do GT Obras de Arte Especiais - GT/OAES, na última terça-feira (18/02), os participantes aprovaram a participação das seguintes instituições de ensino superior, nas próximas vistorias: Universidade de Brasília - UnB, Universidade Católica de Brasília - UCB, Uniceplac Centro Universitário, Universidade Paulista - Unip, Instituto Federal de Brasília -IFB, Serviço Nacional de Indústria - Senai.

O Grupo de Trabalho foi criado pelo Decreto Distrital nº 39.849/2019 e é formado para avaliação preliminar do estágio de manutenção das Obras de Arte Especiais (OAEs). Compõem o GT representantes dos órgãos do Governo do Distrito Federal (Secretaria de Obras do DF, Companhia Urbanizadora da Nova Capital - NOVACAP, Departamento de Estradas de Rodagem - DER e Defesa Civil) e representantes da sociedade civil como o Clube de Engenharia – CEnB, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico – CODESE e o CREA-DF.

A presidente do Crea-DF, Fátima Có, falou dos frutos positivos que a iniciativa já tem gerado na cultura de manutenção das obras no DF. Fátima também falou da possibilidade do programa de vistorias - aos moldes do GT - se estender para outros prédios governamentais e escolas no DF, podendo chegar a ser praticado em nível nacional.

O coordenador do GT Maurício Canovas, fez uma apresentação sobre as 65 vistorias realizadas e lembrou que há previsão no cronograma de vistoriar mais 700 obras de arte do Distrito Federal. Os trabalhos foram feitos em conjunto às instituições de ensino superior que assinaram os termos de cooperação e disponibilizaram discentes e docentes nas atividades de vistorias realizadas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2019.
Participaram o Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, o Centro Universitário IESB, o Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO, o Centro Universitário Planalto do DF – UNIPLAN, a Faculdade ICESP e o Centro de Ensino Unificado do DF – UDF.

Maurício também informou que o GDF prevê colocar em prática ações de cursos de capacitação, vistorias cadastrais, vistorias de rotina, dentre outras.

Revitaliza Brasília
Foi realizado um concurso entre os alunos das instituições de ensino envolvidas, para definição do nome do Programa de vistorias. O nome vencedor foi Revitaliza Brasília, sugerido por um aluno da UNIEURO que irá ser premiado em uma solenidade com todas as instituições, a ser realizada no próximo mês de março. Ao final da reunião todos participantes também conheceram a logomarca que acompanhará o nome escolhido.

Última modificação em Sexta, 21 Fevereiro 2020 18:03