Terça, 14 Janeiro 2020 21:35

GDF promove cerimônia que marca autorização das obras do túnel de Taguatinga

(1 Votar)

O túnel de Taguatinga está mais próximo de sair do papel após assinatura nesta terça-feira (14/01/2020), da Ordem de Serviço pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.  A presidente do Crea-DF, Fátima Có, participou do evento por se tratar de uma grande obra de Engenharia.

Taguatinga terá sua região central remodelada a partir da construção do túnel e do boulevard que vai cruzar a cidade. Para isso, será necessário transferir todo o trânsito de passagem para Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente.

Durante o evento, Fátima Có relembrou que na época da construção do metrô já havia previsão de construírem o túnel de Taguatinga, por ser de extrema necessidade para quem trafega no local. “Essa obra vem para dar mais condições de mobilidade à população de Taguatinga e das cidades adjacentes situadas na parte oeste do Distrito Federal e é uma importante solução para desafogar o trânsito da região”, afirmou a presidente do Crea.

O governador Ibaneis Rocha destacou que apesar do período das obras gerar incômodos, as melhorias à região valerão a pena. Ele defendeu que “a modernização de Taguatinga traz melhorias à vida das pessoas, mais felicidade a aqueles que ficarão menos tempo no trânsito” e prometeu para este ano a revitalização da Hélio Prates.

Obras do Túnel em números

Valor da obra: R$ 275,7 milhões (R$ 275.744.558,87)

Lançamento da obra: 14/1/2020

Previsão de conclusão da obra: 14/1/2022

Extensão do túnel: 1.010 metros, dos quais 180 metros no trecho de emboque e 830 metros cobertos

Volume de concreto que será utilizado: 90.000 metros cúbicos

Quantidade de aço que será utilizado: 8.000.000 quilos

Contenções em parede diafragma: 65.000 metros quadrados

Escavação subterrânea: 160.000 metros cúbicos.

Última modificação em Terça, 14 Janeiro 2020 22:01