Segunda, 01 Fevereiro 2021 13:46

Novacap realiza teste de resistência em viadutos perto da Rodoviária do Plano

Escrito por Metrópoles
LÚCIO BERNARDO JR./AGÊNCIA BRASÍLIA LÚCIO BERNARDO JR./AGÊNCIA BRASÍLIA

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) realizou, neste domingo (31/1), testes de peso nos dois viadutos sobre a Via N2, perto da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. As obras de recuperação e reforço estrutural das unidades estão com 90% de execução desde que foram iniciadas, em outubro de 2019.

Depois da nova quantidade de ferro reforçar a estrutura, a capacidade de carga dos viadutos passou a ser de 45 toneladas, nove a mais que o suportado anteriormente.

Para os testes, um caminhão atravessou os viadutos quatro vezes: uma a velocidade de 20 km/h, outra a 40 km/h, uma terceira vez a 60 km/h e, por fim, a 80 km/h, acima do permitido para o local. O veículo estava carregado com 52 toneladas.

Os testes foram feitos primeiro na estrutura no começo do Eixo W Norte, perto do Conjunto Nacional, e depois no Eixo L Norte, ao lado do Teatro Nacional. Enquanto o caminhão passava pelo viaduto, sensores verificavam a resistência.

“A Soltec [empresa contratada] vai fazer um laudo com o resultado do teste que deve ficar pronto nos próximos dias. Mas a avaliação é imediata. Pelos sensores, a gente já consegue ver se houve alguma alteração”, afirmou o chefe do Departamento de Edificações da Novacap, Carlos Spies. “Resistiu bem, a obra foi muito bem executada.”

Reforço

O trânsito de veículos pesados no centro de Brasília não é permitido, mas os viadutos foram feitos na época em que Brasília começou a ser construída e nunca haviam recebido, nestes 60 anos, qualquer reforma ou sequer manutenção que garantissem a passagem segura de veículos sobre eles.

“Temos um grande fluxo de carros aqui e, mesmo com o impedimento de passar caminhões nessa área, é bom que eles estejam preparados caso um dia haja um desvio e a necessidade de passagem de veículos pesados aqui”, emendou Spies.

Antes da obra ser entregue, falta a conclusão das calçadas, a colocação de meio-fio, a limpeza e a sinalização, as chamadas obras de urbanização. Os serviços envolvem um investimento de R$ 7,2 milhões e empregam aproximadamente 200 trabalhadores direta e indiretamente, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF). Com informações da Agência Brasília

Última modificação em Segunda, 01 Fevereiro 2021 13:56