Terça, 17 Novembro 2015 11:35

Drenagem, Pavimentação e Urbanização de Vias Destaque

(1 Votar)

O livro “Drenagem, Pavimentação e Urbanização de Vias” – Composições de Custos Unitários – Obras de Infraestrutura Urbana foi lançado em setembro durante a 72ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA). O livro tem uma análise positiva de diversos profissionais de renome no Sistema Confea/Crea e Mútua. Os principais tópicos abordados são: Drenagem Urbana, Pavimentação Urbana: Pavimento Rígido e Pavimento flexível, Urbanização e Sinalização Horizontal. (Errata do livro disponível aqui)

Para o engenheiro civil Luis Ronaldo Starling, “a obra é uma ferramenta imprescindível de gestão por meio do planejamento da execução de obras e projetos de engenharia, apoiados por um levantamento minucioso de dados técnicos e de composição de custos unitários, garantindo na prática a aplicação do projeto básico”.

Além de Starlin, trabalharam na composição da obra o presidente do Confea, Engenheiro Civil José Tadeu da Silva, o presidente do CREA-DF, Engenheiro Civil Flavio Correia de Sousa, o ex- diretor-presidente da Mútua, Eng. Agrônomo Cláudio Pereira Calheiros, o ex-conselheiro Engenheiro Civil Ronaldo Rodrigues Starling Tavares, dentre outros profissionais da área técnica. Os autores têm a expectativa que o livro sirva como referência para empresas públicas e privadas e como instrumento de consulta para comissões de licitações de órgãos públicos.

O presidente do Crea-DF, Flavio Correia destacou a importância que esse trabalho tem para o Distrito Federal e para todo o Sistema, trazendo informações importantes de como uma boa drenagem deve ser executada para se evitar problemas como alagamentos e demais problemas que afetam as grandes cidades. “É um acontecimento notável, num momento histórico que o País atravessa, como um dos precursores de tecnologia de ponta no mundo”, destacou Flavio.

A disponibilidade de exemplares pode ser verificada no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Última modificação em Quinta, 19 Novembro 2015 10:32